A Copa do Mundo de Futsal 2024 começou neste sábado (14) com quatro grandes jogos. Além dos donos da casa, o Uzbequistão, estrearam no torneio Brasil, Cuba, Croácia, Tailândia, Paraguai, Costa Rica e Holanda — todos dos grupos A e B.
Neste domingo (15) serão realizadas mais quatro partidas. Às 7h (horário de Brasília), Nova Zelândia encara a Líbia, pelo Grupo D. Pela mesma chave, às 9h30min, ocorre Espanha x Cazaquistão. No mesmo horário, enfrentam-se Afeganistão e Angola, pelo Grupo C. Às 12h, é a vez da Argentina estrear no mundial contra a Ucrânia.
Confira abaixo mais detalhes do que rolou na Copa do Mundo de Futsal neste sábado no resumo do dia compilado por Zero Hora.
Jogo inaugural
A partida que abriu o Mundial foi entre Croácia e Tailândia, em Bucara, válida pelo Grupo B — mesmo do Brasil. Em um jogo disputado, mas com poucos gols, a seleção tailandesa levou a melhor por 2 a 1. Muhammad Osamanmusa abriu o placar para os tailandeses no primeiro tempo. Já na segunda etapa, Jungwongsuk ampliou. Minutos depois, o croata Antonio Sekulić deixou tudo igual.
Goleada brasileira
O Brasil estreou na Copa do Mundo de Futsal com o pé direito e sem sustos. Também em Bucara, a seleção cumpriu o esperado e goleou Cuba por 10 a 0, com direito a dois hat-tricks: de Marcel e Marlon. Além deles, Neguinho, Felipe Valério, Pito e Arthur marcaram. O Brasil volta às quadras terça-feira (17), às 12h (horário de Brasília), contra a Croácia. No mesmo dia, Cuba enfrenta Tailândia.
Vitória paraguaia
A seleção do Paraguai também não teve grandes dificuldades para vencer a Costa Rica, pela estreia do Grupo A. Os paraguaios levaram a melhor por 5 a 2. A primeira etapa até foi mais disputada, terminando em 3 a 2. Porém, no segundo tempo, os costarriquenhos não marcaram e o Paraguai conseguiu balançar as redes mais duas vezes, fechando o placar.
Empate frenético
O melhor jogo do primeiro dia da Copa do Mundo de Futsal em Uzbequistão foi justamente envolvendo os donos da casa. Em Tashkent, Holanda e Uzbequistão promoveram um jogão e terminaram empatados em 3 a 3. Os holandeses saíram na frente logo aos quatro minutos de jogo, mas os uzbeques deixaram tudo igual antes do fim da primeira etapa. No segundo tempo, quatro gols — dois para cada lado. Os donos da casa buscaram o empate restando 50 segundos de partida. Na terça-feira, Holanda enfrenta a Costa rica, e o Uzbequistão encara o Paraguai.
*Produção: Leonardo Bender
Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo de Futsal em GZH.