O mistério está perto de chegar ao fim. Nesta quinta-feira (18), será divulgada a lista de jogadores convocados para a Copa do Mundo de futsal de 2024. O técnico Marquinhos Xavier apresentará a lista na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, às 15h30min.
A maior expectativa é para saber se Ferrão será chamado. O pivô lesionou o tendão de Aquiles em agosto do ano passado e, desde então, não atuou mais. Na terça-feira (16), o atleta de 33 anos, três vezes eleito o melhor do mundo, foi anunciado pelo Semey, do Cazaquistão. Até então, Ferrão estava no Barcelona, onde ficou por 10 temporadas.
Dyego Zuffo, do Barcelona, campeão da Copa América com a seleção neste ano, teve lesão confirmada em março, o que o tirou da reta final da temporada europeia. Nas redes sociais, o ala já é visto em trabalhos físicos e com bola.
Também fica a dúvida sobre a quantidade de atletas que atuam no Brasil presentes na convocação. Para a Copa América, foram chamados somente Leandro Lino, do Magnus, e Marcênio, do Jaraguá.
Contudo, em amistosos disputados em abril, Marquinhos Xavier também levou nomes como William Bolt e Richard, do Atlântico, de Erechim.
Dos 15 nomes que serão chamados para a Copa do Mundo, um será cortado no período de preparação. Os demais seguem para a competição.
O Brasil começa os treinamentos em 10 de agosto, em princípio, no Rio de Janeiro. O embarque para o país sede do Mundial, o Uzbequistão, está previsto para 3 de setembro. A CBF tenta confirmar ao menos dois amistosos no país asiático antes do início do torneio.
A Copa do Mundo de futsal ocorre de 14 de setembro a 6 se outubro. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. Veja a tabela aqui.
A seleção brasileira está em busca do hexacampeonato, depois de vencer o campeonato em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.