Foi dada a largada no Gauchão de Futsal de 2024. Desde a última terça-feira (18), 18 equipes do Rio Grande do Sul buscam o título estadual, entre representantes da Região Norte, Noroeste, Central, Missões, Fronteira-Oeste e da Serra — e não faltam grandes jogadores em quadra.
GZH elencou cinco atletas que merecem a atenção de quem gosta do futsal bem jogado, seja pela experiência ou pelo histórico recente de sucesso dentro do próprio torneio. Confira a seguir.
Diego Cavinato - Guarany de Espumoso
Após quase duas décadas na Europa, entre times da Itália e Portugal, Diego Cavinato é a estrela do Guarany de Espumoso e do Gauchão de 2024. Aos 39 anos, o ala já mostrou a que veio: foi o artilheiro do time na conquista da Taça Farroupilha Região Planalto, a primeira competição disputada neste ano.
Diego Cavinato jogou por 10 anos na Itália, no Augusta, no Asti e no Acqua e Sapone. Depois, se transferiu ao Sporting, onde permaneceu por oito anos, até 2023. Ao todo, foram 25 títulos conquistados, entre eles, duas Champions League, uma Taça da Itália, seis Ligas Portuguesas e cinco Taças de Portugal. Além de convocações pela seleção italiana (ele é brasileiro naturalizado), foram 340 gols em 340 partidas no futsal português.
Joãozinho - Guarani de Frederico Westphalen
O ala Joãozinho Freire é um dos jogadores mais experientes deste Gauchão. Além de passagens por times como Concordiense, Real Rieti (da Itália) e Pato Futsal, o ala vestiu a camisa da seleção brasileira no início da carreira e chegou a disputar a Copa Intercontinental em 2013 ao lado do craque Falcão. Entre os títulos do currículo, o pernambucano conquistou a Liga Nacional pelo Pato, do Paraná, em 2019.
Peixoto - Cerro Largo Futsal
Leo Peixoto foi considerado uma das revelações do futsal gaúcho em 2022. Natural de Porto Alegre, o ala saiu dos torneios locais de futebol de campo e passou a ser um dos destaques do Cerro Largo Futsal. Participou das conquistas da Série B do Gauchão em 2023 e da Taça Farroupilha Região Noroeste de 2022 e 2024. O atleta tem 23 anos.
Matheus Gaúcho - Passo Fundo Futsal
O pivô é sinônimo de gols. Matheus Gaúcho já ultrapassou a marca de 100 jogos pelo Passo Fundo Futsal e foi o artilheiro do Gauchão de Futsal em 2021 e 2023, com 33 e 20 gols, respectivamente, mesmo sem o seu time chegar às finais. Aos 33 anos, o jogador também é um dos trunfos do Passo Fundo Fundo no Campeonato Brasileiro de Futsal.
Gessé - Atlântico
Experiência é o que não falta para o pivô contratado neste ano pelo Atlântico. Ele chegou com a missão de reforçar o elenco campeão da Liga Nacional no quesito artilharia. No Gauchão de Futsal, já deixou a sua marca ao fazer um dos gols do Atlântico sobre o Santa Rosa na vitória por 5 a 1 na estreia. Em 2022 e 2023, foi bicampeão da Libertadores pelo Cascavel, do Paraná.