![Neimar De Cesero / Agencia RBS Neimar De Cesero / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/1/4/6/9/7/8/4_c97972f12c5d006/4879641_235af68b529bc08.jpg?w=700)
A divisão de poder no comando do futsal gaúcho segue causando problemas. ACBF, de Carlos Barbosa, atual campeã gaúcha, e Assoeva, de Venâncio Aires, estão ameaçadas de não participarem do Gauchão 2024. Junto com o Atlântico, de Erechim, elas decidiram nesta temporada jogarem também a Série Ouro, depois que a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) permitiu que os clubes reativassem a filiação na divisão onde estavam quando haviam saído.
O Gauchão é da Liga Gaúcha de Futsal (LGF). No capítulo 12, artigo 38, do regulamento específico da competição (REC), ficou definido que "não é permitida a participação em outra competição de âmbito estadual na categoria adulta masculina na mesma temporada de realização do Gauchão". É preciso ter uma inscrição no CNPJ diferente. O Atlântico aceitou a proposta e inscreverá um segundo cadastro para o clube social (o primeiro era exclusivo do futsal). Mas ACBF e Assoeva se negaram a fazer tal modelo.
Neste domingo (25), em Passo Fundo, durante o congresso técnico do Gauchão 2024, 15 clubes compareceram ao encontro com a Liga. A Uruguaianense esteve ausente mas de acordo com as definições tomadas pela maioria. ACBF e Assoeva não enviaram representantes. O caso foi colocado em votação para permissão e mudança no regimento mas por 14 votos a 1 (só a AAGF, de Agudo, votou pela liberação), decidiu-se pela manutenção da regra atual.
O que eles dizem:
Assoeva - "a diretoria ainda não vai se manifestar de forma oficial até que se resolvam algumas questões internas que impedem essa confirmação" - informou o assessor de imprensa da Assoeva, Cristian Frantz.
ACBF - "Internamente, discute-se o muito a questão da ACBF retornar ao cenário internacional, uma Libertadores da América e, consequentemente, o Mundial de Clubes. E o caminho que se precisa percorrer para chegar a estes locais, é disputar as competições da Federação Gaúcha. Então, exclusivamente por isso, decidiu-se aqui dentro do clube, através dos membros da diretoria, que a ACBF passaria a disputar as competições da Federação Gaúcha de Futsal. A equipe adulta profissional não disputaria a Liga Gaúcha mas somente a Série Ouro da federação" - informou o assessor de imprensa da ACBF, Lucka Cyriaco.
Liga Gaúcha - "Por maioria de votos, os clubes decidiram manter a decisão de não permitir a participação em outra competição de mesmo caráter estadual. Portanto, se ACBF e Assoeva mantiverem a decisão de jogar na Federação Gaúcha, não jogarão o Gauchão, abrindo vaga para outros dois clubes oriundos da Série B de 2023, conforme a classificação final" - relatou o presidente da Liga Gaúcha de Futsal, Nelson Bavier.
Se confirmada as saídas de ACBF e Assoeva, que inclusive foram fundadoras da Liga lá em 2017, os dois times da Série B que deverão subir, classificados em terceiro e quarto lugares, em 2023, são Entre-Ijuís Futsal, e APF, de Gentil.
Gauchão 2024 fórmula mantida como em 2023
Durante o congresso técnico deste domingo (25), os 15 clubes participantes confirmaram a manutenção da fórmula de disputa por mais uma temporada. Os 18 times jogarão entre si, em turno único. Depois de 17 rodadas, os 16 primeiros passam às Oitavas de Final e os dois piores são rebaixados à Série B em 2025.
Clubes participantes do Gauchão de Futsal 2024 - Série A
AAGF - Agudo
Afucs - Seberi
AGE - Guaporé
Atlântico - Erechim
Cerro Largo - Cerro Largo
Guarani - Frederico Westphalen
Guarany - Espumoso
Horizontina - Horizontina
Lagoa EC - Lagoa Vermelha
Marau - Marau (AMF)
Novo Barreiro - Novo Barreiro (ANBF)
Passo Fundo - Passo Fundo
Santa Rosa - Santa Rosa
Sercca - Casca
Uruguaianense - Uruguaiana
Yeesco - Carazinho
*ACBF - Carlos Barbosa - pendente
*Assoeva - Venâncio Aires - pendente