A Liga Gaúcha de Futsal (LGF) promoveu nesta terça-feira (20), o congresso técnico com as 18 equipes participantes da Série B do Gauchão de Futsal 2024. A competição tem previsão para começar no dia 25 de maio, com um total de 27 semanas de disputa, até o dia 23 de novembro. O encontro, realizado de forma virtual, contou com a participação do presidente da Liga, Nelson Bavier, além de toda a equipe executiva da entidade e dos representantes das equipes aptas à disputa da competição.
Conforme aprovação dos clubes, a fórmula deste ano será a mesma da temporada anterior, com as equipes sendo divididas em dois grupos de nove times. Depois de serem jogadas 18 rodadas na 1ª Fase, com turno e returno dentro dos respectivos grupos, as oito melhores equipes de cada grupo avançam para a fase de oitavas de final, enquanto a última colocada de cada chave será rebaixada para a Série C de 2025.
Os grupos ainda serão sorteados. A ideia da Liga, é realizar o sorteio durante a Supertaça Farroupilha, na segunda semana de março, assim como aconteceu nas últimas temporadas. Entretanto, os clubes ainda analisam um consenso visando a regionalização para redução de distâncias percorridas na fase classificatória.
A Série B do Gauchão de Futsal contará com a participação dos seguintes clubes:
ACEF (Bom Princípio)
AEF (Entre-Ijuís)
AFSJI (São José do Inhacorá)
AGSL (São Luiz Gonzaga)
ALAF (Lajeado)
ANPF (Nova Petrópolis)
APF (Gentil)
ASAF (Campos Borges)
ASF (Serafina Correa)
ASSERC (Bagé)
ATLEC (Três Passos)
BR FUTSAL (Pelotas)*
GIRUÁ FUTSAL (Giruá)
IBIRA FUTSAL (Ibiraiaras)
LOKOMOTIV (Palmeira das Missões)
NADAS BRANCO (Rio Pardo)
TAPEJARA FUTSAL (Tapejara)
UNIÃO (Parobé)
*O BR Futsal pode abdicar de sua vaga no Gauchão Série B, abrindo espaço para o Rodeio Futsal, de Rodeio Bonito, oriundo da Série C no quesito técnico da classificação geral da última temporada.
*Acef, de Bom Princípio, e Atlec, de Três Passos, herdaram vagas de SER Alvorada e Atlético Vacaria que não irão disputar a competição. Elas foram as equipes times mais bem colocadas na Série C de 2023, atrás do campeão Asaf (Campos Borges) e do vice, Nadas Branco (Rio Pardo).