O sonho de criança de Richard foi coroado com a conquista da Liga Nacional de Futsal (LNF). O ala do Atlântico, no entanto, foi além da vitória coletiva e voltou do Paraná eleito o craque do campeonato deste ano.
Richard fez 30 gols em 29 jogos. Ele terminou a LNF como artilheiro, quatro gols à frente de William Bolt, colega de time e o segundo a balançar as redes mais vezes na competição nacional.
— É um dos momentos mais emocionantes da minha carreira. O jogo foi difícil, era o esperado, a defesa deles era a melhor da Liga. Agora é comemorar muito essa conquista. Fruto de muito trabalho e perseverança — afirma o atleta.
O início
Aos 30 anos, o atleta vive o auge da carreira. Cerca de 25 anos depois de ter começado a trajetória da esporte, ele conquistou os fãs de futsal do País, a mais de 3,5 mil quilômetros longe da cidade natal Recife.
Richard teve o primeiro contato com o futsal nas quadras do Sport. O avô, Beto, era diretor da modalidade no clube de Recife.
— Com seis anos, ele me colocou no time do Sport. Antes, o futsal era só uma brincadeira — lembra o artilheiro.
Ao completar 18 anos, o ala teve a primeira oportunidade fora do Recife, no Palmeiras, na equipe sub-20. Pela mesma categoria, Richard atuou no Patos de Minas.
Já em times adultos, jogou no Xaxiense Futsal, de Santa Catarina; Keima Futsal, de Ponta Grossa; e no Marreco, de Francisco Beltrão, ambos no Paraná — onde jogou a LNF pela primeira vez, em 2017. Richard também passou pelo Jaraguá, de Santa Catarina. Em seguida, ele teve a primeira experiência no Rio Grande do Sul: três temporadas na ACBF a partir de 2020. Em 2023, ele chegou ao Rio Grande do Sul. Em um ano de Atlântico, o ala fez 47 gols, mais do que os 24 feitos em três anos em Carlos Barbosa.
— O campeão chegou — comemorou Richard ao final da partida contra o Joinville no último domingo (17).
Ainda em quadra, antes da entrega do troféu, o jogador mostrou a foto do avô estampada na caneleira como forma de homenagem. Contratado pelo time de Erechim até 2024, Richard se tornou o primeiro atleta, desde Dieguinho, Orlândia, a alcançar os 30 gols na LNF.