![Kevin Sganzerla/ BGF / Divulgação Kevin Sganzerla/ BGF / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/5/5/6/2/8/8/4_843cc1376a7df5e/4882655_b76724a6731a74d.jpg?w=700)
O BGF não jogará mais as competições promovidas pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). O anúncio foi feito pelo presidente do time, Bernardo Marini, nesta sexta-feira (15), em coletiva de imprensa. A decisão ocorre depois da eliminação do BGF da Série Ouro por W.O na semifinal.
A partir de 2024, a equipe de Bento Gonçalves ingressará na Liga Gaúcha, outra entidade que organiza o futsal no Rio Grande do Sul. O time participará da Série C e da Taça Farroupilha. O clube também estuda jogar a Copa dos Pampas.
O atrito do BGF com a FGFS começou depois que a partida contra Santiago, em 25 de novembro, foi interrompida sob a alegação de falta de segurança. Os jogadores do time da Serra saíram de quadra para não mais voltar e denunciaram uma agressão ao treinador Vaner Flores.
Depois de julgamento de Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) que multou o Santiago em R$ 1 mil e suspendeu o presidente por 360 dias, a FGFS remarcou o jogo para que o complemento fosse disputado, no mesmo ginásio, em Santiago, com portões fechados. O BGF se recusou entrar em quadra.
O Santiago avançou para a final. Porém, por sua vez, desistiu de encarar a Sercesa na decisão. A equipe de Carazinho se sagrou campeã da Série Ouro de 2023.