O fim de semana foi de jogos decisivos no Gauchão de Futsal 2023. Nas Séries B e C, houve disputas em mata-matas por vagas de acesso à divisão superior. Além disso, houve título comemorado em quadra.
Série B
A segundo divisão do campeonato gaúcho teve os confrontos de ida das semifinais no sábado (11). Em Agudo, a AAGF empatou em 1 a 1 com a AEF, de Entre-Ijuís. Do outro lado da chave, a APF recebe o Cerro Largo Futsal em Gentil e venceu por 3 a 2.
Nos jogos de volta, marcados para o próximo sábado (18), a AAGF precisa de vitória ou empate fora de casa para levar a disputa à prorrogação. Caso contrário, está eliminada. Já o Cerro Largo Futsal só tem interesse na vitória. A APF se classifica com empate ou vitória. Os times que chegarem à final sobem para a Série A no próximo ano.
Série C
A Asaf foi campeã da Conferência Oeste. No sábado, a equipe de Campos Borges foi até Três Passos e empatou com a Atlec em 3 a 3. Como havia ganho na ida, por 5 a 3, ficou com o título e a vaga para a Série B de 2024. Agora, a Asaf irá encarar o Nadas Branco, de Rio Pardo, campeão da Conferência Leste, na final da Série C. As datas dos jogos ainda serão confirmadas pela Liga Gaúcha.