Depois da Série Bronze de Futsal, é a vez da Série Prata decidir com quem fica o título de campeão desta temporada 2023. Nesta quarta-feira (15), AFA e Jaguari se enfrentam no Ginásio José Silveira Falkemback, em São Francisco de Assis, no confronto de volta da decisão. A partida começa às 18h.
Na ida, a AFA goleou o Jaguari por 7 a 1, fora de casa. O resultado representa dupla vantagem para os assisenses, que jogam diante da sua torcida por dois resultados: empate ou vitória. Em caso de derrota da AFA no tempo normal, a disputa irá à prorrogação, período de tempo extra com o placar zerado. Se o empate permanecer na prorrogação, o título fica em São Francisco de Assis, já que a AFA teve melhor campanha na primeira fase. No futsal, não há critério de saldo de gols.
Os ingressos para a final estão esgotados. Foram vendidas 750 entradas para o ginásio. Por conta da alta procura, a direção da AFA vai instalar um telão em um espaço aberto, ao lado do local do jogo. No total, a expectativa é que entre 1,5 mil e 2 mil pessoas acompanhem o duelo.
AFA e Jaguari estão em busca do primeiro título da Série Prata nas suas histórias. Ambas as equipes estão garantidas na Série Ouro de 2024, assim como União Samborjense e Independente, de Lavras do Sul, outras equipes que chegaram às semifinais.
A Série Bronze de Futsal, equivalente à terceira divisão dos campeonatos organizados pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), já tem o campeão deste ano. A SER Itacurubi derrotou o Vamo Dale, de Porto Alegre, no início de novembro, e ficou com o título. SER Itacurubi, Vamo Dale, Jaguarão Futsal e Cerrito Futsal conquistaram vagas para a Série Prata de 2024. A Série Ouro está na fase de semifinal.