O treinador Rodrigo Lunardi alcançou um feito histórico no comando do Sercca, equipe que representa o pequeno município de Casca, do norte gaúcho. Na última sexta-feira (10), o time de Luneta, apelido do técnico desde a infância, eliminou a Assoeva e se classificou para as semifinais do Gauchão de Futsal pela primeira vez desde a fundação, em 7 de novembro de 1980.
Com perfil que oscila entre o sereno e o enérgico à beira da quadra, Luneta representa o trabalho de formiguinha que é fazer futsal no Interior. O sananduvense está à frente do Sercca desde 2018. São 117 jogos, com 57% de aproveitamento. Nesse período, o clube conquistou o acesso da Série Bronze para a Série Prata, e foi à final da Taça de Inverno, em 2021, quando perdeu o título para a AGE, de Guaporé.
A campanha orgulha a comunidade até porque ocorreu durante a pandemia, quando os jogadores treinavam somente uma vez por semana. O desempenho na ocasião também credenciou o Sercca à disputar a Série A do Gauchão de Futsal, organizado pela Liga Gaúcha, em 2022. Luneta já fazia história naquele momento. Depois de 27 anos, o Sercca retornava à elite do futsal do Rio Grande do Sul.
Ineditismo do time
Pelas quartas de final do Gauchão 2023, o Sercca eliminou a Assoeva, de Venâncio Aires, que tem um grupo de atletas experientes e é um dos três representantes gaúchos na Liga Nacional de Futsal (LNF) deste ano. Foram duas vitórias, por 5 a 4 (fora) e 4 a 1 (em casa). O ineditismo da conquista na primeira divisão considera, inclusive, os anos que o Sercca jogou a Série Ouro, organizada pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS).
— O Sercca amadureceu muito a sua forma de jogar durante a temporada. Crescemos na hora certa. Os resultados mostram isso— comentou Luneta depois da vitória sobre a Assoeva.
As bases da vida
Quando não está no trabalho, aos 44 anos, Rodrigo Lunardi procura a tranquilidade, em casa, em pescarias, churrascos ou outros momentos em família. No entanto, a vida profissional se estende por muitas horas, para além dos treinamentos e jogos do time principal. Ele também atua nas categorias de base do próprio Sercca e da escolinha particular que mantém em Sananduva.
Estou feliz de estar representando Casca com esse grupo maravilhoso, trabalhador, empenhado.
RODRIGO LUNETA
treinador do Sercca
As equipes de base são a origem de Luneta no futsal. Por volta dos 15 anos, ele já era figura conhecida nas escolinhas da terra natal, com a preparação de goleiros e como auxiliar técnico. Em 2001, formou-se em Educação Física na Universidade de Passo Fundo, época em que chegou a atuar como atleta de futsal, de forma breve. A carreira ficou de lado para os estudos se tornarem o foco principal.
A trajetória como treinador começa oficialmente como técnico da Associação de Desportos Sananduvense (ADS) em 2012. Pelo clube da cidade, foi campeão estadual sub-17 em 2011 e 2012, sub-20 em 2013, 2014, 2015 e 2016 e vice-campeão brasileiro sub-20 em 2015.
O profissional comandou a ADS na Série Ouro de 2012 e 2013 e seguiu para o Lagoa Futsal, na Série Prata, em 2014, divisão na qual também treinou o Tapejara Futsal em 2015. Em 2016, retornou para a ADS, de onde saiu para o Sercca. Na bagagem, Luneta diz trazer a influência de treinadores com quem trabalhou ao longo dos anos, como Leomar, Giba e Paulinho Sananduva, atual técnico do Atlântico, de Erechim, com quem dividiu equipe por três anos.
— Estou feliz de estar representando Casca com esse grupo maravilhoso, trabalhador, empenhado. A gente tá feliz com o que tem visto. Essa gurizada merece demais — afirma Luneta.
O Sercca aguarda a definição do cruzamento entre Uruguaianense e Carazinho pelas quartas de final do Gauchão de Futsal. A partida ocorre nesta terça-feira (14), às 21h, com transmissão pelo Youtube de GZH.
A definição dos chaveamentos ocorre com base nas pontuações obtidas pelos times na fase classificatória e das etapas do mata-mata, somadas. Se Carazinho avançar, Sercca encara o Passo Fundo nas semifinais. Caso passe a Uruguaianense, Sercca encara a ACBF, já que ficaria com a menor pontuação entre os quatro classificados.