Futsal

Personagem em quadra
Notícia

Conheça o treinador que faz história no futsal gaúcho no comando do Sercca

Pela primeira vez, em 43 anos, equipe do município de Casca chega às semifinais da primeira divisão estadual

Rafael Favero

Esporte

Enviar email
Vinicius Gayeski / Sercca / Divulgação
Treinador está à frente do Sercca desde 2018 e também trabalha nas categorias de base

O treinador Rodrigo Lunardi alcançou um feito histórico no comando do Sercca, equipe que representa o pequeno município de Casca, do norte gaúcho. Na última sexta-feira (10), o time de Luneta, apelido do técnico desde a infância, eliminou a Assoeva e se classificou para as semifinais do Gauchão de Futsal pela primeira vez desde a fundação, em 7 de novembro de 1980. 

Com perfil que oscila entre o sereno e o enérgico à beira da quadra, Luneta representa o trabalho de formiguinha que é fazer futsal no Interior. O sananduvense está à frente do Sercca desde 2018. São 117 jogos, com 57% de aproveitamento. Nesse período, o clube conquistou o acesso da Série Bronze para a Série Prata, e foi à final da Taça de Inverno, em 2021, quando perdeu o título para a AGE, de Guaporé.

A campanha orgulha a comunidade até porque ocorreu durante a pandemia, quando os jogadores treinavam somente uma vez por semana. O desempenho na ocasião também credenciou o Sercca à disputar a Série A do Gauchão de Futsal, organizado pela Liga Gaúcha, em 2022. Luneta já fazia história naquele momento. Depois de 27 anos, o Sercca retornava à elite do futsal do Rio Grande do Sul. 

Ineditismo do time

Pelas quartas de final do Gauchão 2023, o Sercca eliminou a Assoeva, de Venâncio Aires, que tem um grupo de atletas experientes e é um dos três representantes gaúchos na Liga Nacional de Futsal (LNF) deste ano. Foram duas vitórias, por 5 a 4 (fora) e 4 a 1 (em casa). O ineditismo da conquista na primeira divisão considera, inclusive, os anos que o Sercca jogou a Série Ouro, organizada pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). 

— O Sercca amadureceu muito a sua forma de jogar durante a temporada. Crescemos na hora certa. Os resultados mostram isso— comentou Luneta depois da vitória sobre a Assoeva. 

As bases da vida

Quando não está no trabalho, aos 44 anos, Rodrigo Lunardi procura a tranquilidade, em casa, em pescarias, churrascos ou outros momentos em família. No entanto, a vida profissional se estende por muitas horas, para além dos treinamentos e jogos do time principal. Ele também atua nas categorias de base do próprio Sercca e da escolinha particular que mantém em Sananduva. 

Estou feliz de estar representando Casca com esse grupo maravilhoso, trabalhador, empenhado.

RODRIGO LUNETA

treinador do Sercca

As equipes de base são a origem de Luneta no futsal. Por volta dos 15 anos, ele já era figura conhecida nas escolinhas da terra natal, com a preparação de goleiros e como auxiliar técnico. Em 2001, formou-se em Educação Física na Universidade de Passo Fundo, época em que chegou a atuar como atleta de futsal, de forma breve. A carreira ficou de lado para os estudos se tornarem o foco principal. 

A trajetória como treinador começa oficialmente como técnico da Associação de Desportos Sananduvense (ADS) em 2012. Pelo clube da cidade, foi campeão estadual sub-17 em 2011 e 2012, sub-20 em 2013, 2014, 2015 e 2016 e vice-campeão brasileiro sub-20 em 2015. 

O profissional comandou a ADS na Série Ouro de 2012 e 2013 e seguiu para o Lagoa Futsal, na Série Prata, em 2014, divisão na qual também treinou o Tapejara Futsal em 2015. Em 2016, retornou para a ADS, de onde saiu para o Sercca. Na bagagem, Luneta diz trazer a influência de treinadores com quem trabalhou ao longo dos anos, como Leomar, Giba e Paulinho Sananduva, atual técnico do Atlântico, de Erechim, com quem dividiu equipe por três anos. 

— Estou feliz de estar representando Casca com esse grupo maravilhoso, trabalhador, empenhado. A gente tá feliz com o que tem visto. Essa gurizada merece demais — afirma Luneta. 

O Sercca aguarda a definição do cruzamento entre Uruguaianense e Carazinho pelas quartas de final do Gauchão de Futsal. A partida ocorre nesta terça-feira (14), às 21h, com transmissão pelo Youtube de GZH

A definição dos chaveamentos ocorre com base nas pontuações obtidas pelos times na fase classificatória e das etapas do mata-mata, somadas. Se Carazinho avançar, Sercca encara o Passo Fundo nas semifinais. Caso passe a Uruguaianense, Sercca encara a ACBF, já que ficaria com a menor pontuação entre os quatro classificados. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00