A capital do Rio Grande do Sul vai voltar a ter um clube na Série Prata do Estadual de Futsal adulto masculino na próxima temporada. O Vamo Dale conquistou o acesso neste domingo (24), de forma dramática, após vitória nos pênaltis, fora de casa, sobre o Bela Vista, de Montenegro, em jogo válido pelas quartas de final da Série Bronze.
No tempo normal, o Bela Vista devolveu a derrota sofrida no primeiro confronto, em Porto Alegre, no domingo passado (16). Vitória por 4 a 2 e a necessidade de uma prorrogação. No tempo extra, o Vamo Dale abriu o placar mas cedeu o empate em 1 a 1. A manutenção da igualdade fez com que a vaga nas semifinais fosse decidida nos pênaltis. Em três cobranças para cada lado, o Bela Vista errou uma, e o Vamo Dale obteve 100% de aproveitamento, conquistando a classificação e o acesso à Série Prata.
Outros semifinalistas
Nos outros três confrontos do domingo (24), dois tiveram festa dos visitantes. Em Ibirubá, o Milan, depois de perder o primeiro jogo, fora de casa, por 3 a 2, venceu o Jaguarão no tempo regulamentar por 4 a 1. Mas na prorrogação, acabou derrotado pelo time da Fronteira por 1 a 0. Em Serafina Corrêa, a Locomotiva foi eliminada nos 40 minutos pela SER Itacurubi, após empate em 6 a 6. Na ida, o time da Serra havia sido derrotado por 6 a 4.
Festa dos mandantes só em Cerrito, no sul do Estado. Com apoio da torcida, o Cerrito Futsal venceu o Chelsea, de Faxinal do Soturno, apenas na prorrogação, por 3 a 0, depois de um empate em 3 a 3 no tempo normal. Na ida, já havia ocorrido empate em 2 a 2.
A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) deve definir nos próximos dias,as datas e horários das semifinais. Os quatro participantes sobem para a Série Prata em 2024.