O Gauchão de Fustal 2023 chegou à última rodada da fase classificatória. A maioria dos times, com exceção de Assoeva e Alaf, tem somente mais uma partida para decidir o futuro no campeonato. A posição na tabela será o critério para decidir quem fará o segundo jogo em casa nas etapas eliminatórias, que começarão no próximo mês.
A briga mais acirrada está na ponta de cima. Uruguaianense, com 40 pontos, ACBF, de Carlos Barbosa, também com 40, mas com menos gols marcados, e Atlântico, de Erechim, com 38, disputam a liderança. Nas últimas rodadas, os adversários viram a Uruguaianense embalar com 12 vitórias consecutivas e assumir a primeira colocação.
No próximo sábado (23), a equipe da Fronteira-Oeste terá o confronto que pode ser considerado o mais difícil entre os três postulantes à liderança: enfrenta o quarto colocado Passo Fundo, fora de casa, às 19h. Já a ACBF viaja para enfrentar o Guarani, de Frederico Westphalen, nesta quinta-feira (21), às 20h. O Atlântico recebe a AGE, de Guaporé, em 3 de outubro, às 19h.
No meio da tabela, Yeesco Futsal, de Carazinho, Sercca, de Casca, Guarani, de Frederico Wesphalen, Lagoa, de Lagoa Vermela, Guarany, de Espumoso, e Assoeva, de Venâncio Aires, buscam garantir ou manter um lugar entre os oito primeiros, isto é, aqueles que decidirão em casa nas oitavas de final.
E, na parte inferior, a AVF, de Vacaria, na 18ª posição, já está rebaixada para a Série B. A Associação Lajeado de Futsal (Alaf), no penúltimo lugar, com 9 pontos, ainda tem chances matemáticas de se classificar entre os 16 primeiros porque tem um jogo a menos com relação às demais. Entretanto, a equipe do Vale do Taquari depende de resultados paralelos e, como agravante, não sabe onde vai mandar a partida em casa contra a Assoeva, na próxima quinta-feira (28), por conta dos efeitos da cheia do Rio Taquari, que inviabilizam, no momento, a utilização do Ginásio Nelson Brancher, o Cláudião, e do ginásio da Univates.
Últimos jogos da fase classificatória do Gauchão Série A 2023
Quinta-feira (21)
- Guarani, de Frederico Westphalen x ACBF, de Carlos Barbosa - Ginásio Itapagé, às 20h, em Frederico Westphalen
Sábado (23)
- Passo Fundo x Uruguaianense - Arena Clube Comercial, às 19h, em Passo Fundo
- Associação Marauense de Futsal x Yeesco Futsal - Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti, às 20, em Marau
28 de setembro
- Alaf, de Lajeado x Assoeva, de Venâncio Aires - Local a definir
30 de setembro
- Lagoa, de Lagoa Vermelha x Alaf, de Lajeado - Ginásio Adolfo Stella, às 20h, em Lagoa Vermelha
2 de outubro
- Assoeva, de Venâncio Aires x Novo Barreiro - Ginásio Poliesportivo Parque do Chimarrão, às 19h30minm, em Venâncio Aires
3 de outubro
- Atlântico, de Erechim x AGE, de Guaporé - Ginásio SER Atlântico, às 19, em Erechim
- Horizontina x AVF, de Vacaria - Ginásio Édio Stoll, às 20h, em Horizontina
- Afucs , de Seberi x Santa Rosa - Ginásio Luiz Julio Gemelli, às 20h, em Seberi
- Guarany, de Espumoso x Sercca, de Casca - Ginásio Municipal Guilherme Joaquim Rotta, às 20, em Espumoso
Classificação
- Uruguaianense - 40
- ACBF - 40
- Atlantico - 38
- Passo Fundo - 29
- AGE - 28
- Horizontina - 27
- Yeesco Futsal - 22
- Sercca - 22
- Guarani - 22
- Lagoa - 20
- Guarany - 19
- Assoeva - 17*
- Santa Rosa - 16
- Associação Marauense de Futsal - 15
- Novo Barreiro - 15
- Afucs - 14
- Alaf - 9*
- AVF - 1**
*Times com um jogo a menos
**Equipe já rebaixada
Fonte: Liga Gaúcha de Futsal