Mantendo a tradição de investir nas categorias de base do futsal, a União Jovem do Rincão (UJR), de Novo Hamburgo, confirmou nesta semana uma tendência no clube: revelar talentos no esporte. Todos os anos, o clube encaminha atletas para diversos clubes do Brasil. Agora, passa a exportar também para o Exterior.
A primeira transferência confirmada é a de João Pedro Cougo, 19 anos. Ele deixa a equipe sub-20 para defender o Hjoerring Futsal Klub, da Dinamarca, na temporada europeia 2023/24, que inicia neste segundo semestre.
Cougo, que reside em Canoas, chegou à UJR em 2022 e vinha sendo um dos destaques da equipe comandada por Matheus Lazarotto. Ele ajudou o clube a conquistar três títulos: um do Aberto do Soberano sub-18 e dois da Copa UJR sub-20. Além disso, sua boa marcação e inteligência tática contribuíram, também, para duas ótimas campanhas no Gauchão da categoria. No ano passado, o time chegou ao quarto lugar e, nesta temporada, a UJR tem um dos dois melhores aproveitamentos da competição.
— Fui muito feliz vestindo a camisa da UJR. Agradeço a todos do clube por terem confiado e acreditado no meu trabalho. Aprendi muito como atleta e ser humano — afirmou João Pedro.
Sonho de viver do futsal
O atleta chegou a Hjoerring, cidade localizada ao norte da Dinamarca, nesta sexta-feira (11). No clube, que leva o nome do município, Cougo assinou um contrato de nove meses para a sua primeira experiência no cenário adulto do futsal.
Em solo nórdico, terá um grande desafio. Juntamente com seus novos companheiros, alguns de seleções europeias, buscará o inédito título da Liga Dinamarquesa da qual o Hjoerring bateu na trave duas vezes.
Para o presidente da UJR, Luís Gustavo de Azeredo, a transferência mostra a força das equipes de rendimento do tricolor hamburguense.
— Valoriza todo o nosso projeto e premia o comprometimento do atleta. Ficamos tristes por perder um grande jogador, mas realizados com a formação de mais um grande talento para a modalidade — destacou o dirigente.
Somente em 2023, a UJR já encaminhou oito atletas para outros times. Além de Cougo, o goleiro João Victor Tonello foi para a AGE, de Guaporé; o fixo Eduardo e os alas Zanetti e Rafinha atuam na AGEC, de Gravataí; o ala João Pedro Stadulne defende a ACBF, de Carlos Barbosa, enquanto que os pivôs Vitor Johann e Gabriel Torres se transferiram para o Palotina, do Paraná, e o Peñarol, de Guaíba, respectivamente.