O Grêmio começa, neste sábado (5), uma nova disputa neste segundo semestre: o Gauchão Feminino. Para o Tricolor, que terá o comando de Thaissan Passos, o torneio é decisivo para a temporada.
A campanha das Gurias Gremistas, campeãs em 2022 pela última vez, terá início contra o Elite, em Ijuí. Esta será a primeira de cinco rodadas para que o time possa garantir a classificação à semifinal e siga buscando o objetivo. Antes do início desta fase, a reportagem de GZH fez três perguntas para a técnica Thaissan Passos. Confira.
Qual é a expectativa pela disputa do primeiro Gauchão à frente do Grêmio?
As expectativas são as melhores possíveis. A gente fez um bom Campeonato Brasileiro. Entendemos a nossa responsabilidade de conseguir buscar um título no nosso Estado. Antes de pensar a nível nacional, a gente precisa ser potência no nosso Estado. As meninas estão totalmente conscientes disso e valorizando a nossa participação. Acho que o Grêmio vem se reconstruindo de uma maneira que cada vez mais a gente busca voos maiores. Então, o Campeonato Gaúcho é a competição mais importante para a gente daqui até o final do ano. Com certeza, precisamos nos manter concentradas para poder buscar esse título.
Quais as lições que a campanha do Brasileirão deixou e como elas poderão ajudar na preparação para o Estadual?
É um saldo extremamente positivo, de uma equipe obstinada, que foi crescendo durante a competição. Depois de tudo o que se passou dentro do contexto do nosso Estado, conseguiu se manter entre as seis maiores equipes do país. O que a gente tem que pegar é aquilo que talvez a gente não tenha conseguido fazer com tanta eficácia e trabalhar em cima disso para que os erros não aconteçam. Mas que tenham servido de aprendizado para que a gente chegue no Gaúcho mais forte e com a consciência de tudo aquilo que a gente construiu e que a gente busca daqui até o final do ano para nossa temporada.
Qual o peso do Gauchão para o Grêmio?
Sem dúvidas, é a competição mais importante do ano. O Grêmio precisa ganhar um título. Como eu falei anteriormente, antes da gente pensar a nível nacional, a gente precisa ser uma referência a nível estadual. É a competição que o Grêmio não vem conseguindo levantar o troféu e, pra gente, tem um peso muito grande. Valorizamos muito a nossa participação na competição, porque a gente entende a nossa responsabilidade.