O Brasil está pronto para estrear na Copa do Mundo Feminina sub-17. Às 20h desta quinta-feira (17), a seleção brasileira entrará em campo pela primeira rodada, contra a Zâmbia, no Felix Sanchez Stadium, em Santo Domingo. Toda a competição ocorre na República Dominicana.
— A Zâmbia tem um jogo muito físico, com forte marcação individual e, quando recupera a bola, parte rapidamente para o contra-ataque, utilizando bolas diretas — projetou a técnica Simone Jatobá.
Para sonhar com um pódio inédito, o Brasil contará com três atacantes que atuam no RS: a gremista Maria e as coloradas Aninha e Yngrid Piauí. Além delas, os destaques ficam por conta de Juju Harris e Giovanna Waksman, que jogam nos Estados Unidos.
— Agora é focar no objetivo do título inédito e ir para cima — afirmou Juju Harris, que joga pelo Florida State Seminoles.
A seleção brasileira está no Grupo D, junto de Japão, Polônia e Zâmbia. Depois da estreia, a seleção volta a campo no dia 20 de outubro, às 17h, contra as japonesas. Enquanto a última partida ocorre em 23 de outubro, às 17h, diante das polonesas.
As 16 seleções participantes foram divididas em quatro grupos. As duas melhores de cada chave se classificam às quatro de final. Haverá, então, semifinais, disputa pelo terceiro lugar e a final.
O Brasil nunca chegou à final. Suas melhores campanhas foram em 2010, 2012 e 2022, quando foi às quartas de final. Coreia do Norte e Espanha, com dois títulos cada, são os maiores campeões.
Todos os grupos
- Grupo A: Nigéria, República Dominicana, Equador e Nova Zelândia
- Grupo B: Espanha, Colômbia, Coreia do Sul e Estados Unidos
- Grupo C: Coreia do Norte, México, Quênia e Inglaterra
- Grupo D: Japão, Polônia, Brasil e Zâmbia
Jogos do Brasil - primeira fase
- 1ª rodada: quinta, 20h: Brasil x Zâmbia
- 2ª rodada: domingo, 17h: Japão x Brasil
- 3ª rodada: quarta, 17h: Polônia x Brasil
Todas as campanhas do Brasil
- 2008: eliminado na primeira fase
- 2010: eliminado nas quartas de final
- 2012: eliminado nas quartas de final
- 2014: não participou
- 2016: eliminado na primeira fase
- 2018: eliminado na primeira fase
- 2022: eliminado nas quartas de final