Por entender que atleta não tem superpoderes, o Corinthians integrou uma psicóloga à comissão técnica do time feminino há seis anos. O cuidado com a pessoa sempre foi a premissa do clube mais vitorioso entre os brasileiros.
— É um diferencial. Quando eu entrei no Corinthians, e ainda agora, os profissionais entendem a importância de ter esse cuidado. Antes de ser atletas, elas são seres humanos, que vão sentir todas as emoções. Então, precisamos ajudá-las a entender essas emoções ou a controlar essas emoções, a conhecê-las — explica Djara Fortes, psicóloga do time feminino do Corinthians.
Antes de ser atletas, elas são seres humanos, que vão sentir todas as emoções
DJRA FORTES
psicóloga do time feminino do Corinthians
Em clubes, o trabalho da psicologia é diferente. O foco é em dinâmicas em grupo, mas com algumas atividades individuais também.
— Faço trabalho da psicologia no esporte com o grupo, fazendo atividades, ações, entendendo o perfil, entendendo como elas são de forma grupal e de forma individual também. Tento entender um pouquinho o papel delas dentro daquele contexto, o que é esperado delas e dando esse suporte individual sempre que possível — resume Djara.
O entendimento de que a saúde mental é tão importante quanto à física faz parte do processo.
— Nós somos únicos, corpo e mente estão interligados. Se a sua mente não está boa, ela vai refletir no seu corpo, às vezes até como uma forma de proteger você. Então, a gente precisa estar bem mentalmente. São aqueles casos de "estou treinando pra caramba, estou fazendo as coisas, mas não está acontecendo, o que é?". Como será que está a sua mente nesse cenário? Será que ela está trazendo também isso que precisa? — explica a psicóloga do Corinthians.
Esse olhar atento ao atleta como indivíduo ajudou o Corinthians a tornar-se o clube mais vitorioso do futebol feminino brasileiro. Desde a retomada do departamento, em 2016, são 19 taças: Copa do Brasil, Libertadores, Paulistão, Supercopa e Copa Paulista. Todos os títulos possíveis.
Acho que elas foram ganhando confiança, acreditando mais em si
DJARA FORTES
sobre o Corinthians ter virado um clube tão vitorioso.
— Eu acho que é esse processo que a gente chama muito de serem mentalmente fortes, terem uma mentalidade vencedora. Desde quando eu entrei, junto com a comissão, tudo isso foi construído muito em conjunto. Então, hoje acho que elas foram ganhando confiança, acreditando mais em si, acreditando que dava, acreditando que podem, tirando o melhor de cada uma no processo — explica Djara.
Como pedir ajuda?
O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviços 24 horas por dia para aqueles que precisam de apoio emocional. Os contatos podem ser feitos dessas formas:
- Pelo telefone 188: ligação gratuita, disponível 24 horas por dia;
- Chat: todos os dias da semana em horários definidos (veja aqui);
- E-mail: pelo apoioemocional@cvv.org.br ou preenchendo o formulário no site.
Os atletas que estiverem precisando de ajuda também podem entrar em contato com a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte por meio das redes sociais. A entidade conecta jogadores com psicólogas associados que possam prestar o serviço.