A disputa está em aberto. Nem Inter, nem Ferroviária conseguiram sair do Estádio Centenário com a vantagem nas quartas de final do Brasileirão Feminino. Em jogo truncado, neste domingo (25), em Caxias do Sul, os times empataram em 1 a 1, com gols de Duda Santos para as Guerreiras Grenás e Priscila para as Gurias Coloradas. Agora tudo será definido na quarta-feira (28), às 15h30min, na Fonte Luminosa, em Araraquara. Quem vencer estará nas semifinais. Em caso de empate, a definição do classificado será nos pênaltis.
Em time que está ganhando, não se mexe. E foi assim que Jorge Barcellos pensou na hora de escalar o Inter para enfrentar a Ferroviária. Após os triunfos sobre Palmeiras e Santos, que confirmaram a classificação às quartas, as Gurias Coloradas foram a campo com a mesma formação.
Bárbara foi a goleira, com a linha de quatro a sua frente formada por Tamara Bolt e Katrine, nas laterais, e Bruna Benites e Isa Haas sendo a dupla de zaga. O meio-campo teve Capelinha mais recuada, Gabi Morais e Pati Llanos um pouco mais à frente, e Leticia Monteiro bem adiantada, quase como uma terceira atacante, junto da artilheira Priscila e da uruguaia Belén Aquino.
O Inter iniciou a partida melhor, pressionando a Ferroviária para sair com a vantagem. O Colorado chegou a construir boa jogada com Pati Llanos, pela meia-esquerda, e ter uma finalização de Capelinha que, de muito longe, tentou encobrir a goleira Luciana. As duas tentativas foram falhas.
A Ferroviária não demorou muito à igualar as ações, e aproveitava-se da qualidade de Duda Santos e Micaelly para chegar ao setor defensivo do Inter. Foi assim que Micaelly arriscou, aos 16 minutos, mas mandou sobre o gol de Bárbara. A melhor chance do primeiro tempo foi justamente da camisa 10. Vendo a goleira do Inter adiantada, a meia da Ferroviária arriscou praticamente da meia-esquerda, e mandou no travessão.
As Guerreiras Grenás ainda tiveram a última oportunidade do primeiro tempo, aos 45. Bárbara saiu jogando errado, e perdeu a bola para Micaelly. Na hora do arremate, no entanto, a meia mandou pela linha de fundo.
E o primeiro tempo não passou disso. O Inter até chegou mais algumas vezes à área, com Leticia Monteiro e Priscila. Porém, se atrapalhava na hora de finalizar e não levava qualquer perigo para Luciana.
A segunda etapa começou exatamente como a primeira. O Inter tinha a bola, e chegava mais vezes à área da Ferroviária. Mas errava nas tomadas de decisões. A primeira chance veio com Gabi Morais, aos 6 minutos, arriscando de fora da área, mas mandando para fora.
A Ferroviária teve a mesma postura do tempo inicial. Demorou um pouco mais, mas logo igualou as oportunidades e começou a assustar o Inter. Foi em uma dessas chegadas, que abriu o placar. Em jogada pela esquerda, Micaelly ia ingressando na área, sentiu a carga de Tamara Bolt às suas costas e caiu na área. A árbitra não teve dúvidas e marcou o pênalti.
Duda Santos assumiu a responsabilidade, e cobrou no alto e no meio do gol. As Guerreiras Grenás estavam à frente aos 18 minutos. E o Inter, a partir de então, precisava correr atrás do prejuízo.
Foi aí que o técnico Jorge Barcellos recorreu ao banco de reservas, e lançou Lorranny ao jogo, no lugar de Pati Llanos. Com isso, a guria da base assumiu a lateral direita e Tamara Bolt foi adiantada, atuando como uma ponta. Era o Inter indo para o tudo ou nada no Centenário.
Mas quem voltou a ter boa chance foi a Ferroviária. Aos 28 minutos, Capelinha derrubou Fátima Dutra na entrada da área, e arbitragem assinalou a falta. Micaelly cobrou e mandou muito próximo do gol, praticamente tirando tinta do travessão.
Foi então que, mais uma vez, o técnico do Inter optou pela troca. A uruguaia Julieta Morales, de 19 anos, ganhou a chance de estrear entre as profissionais, no lugar de Belén Aquino.
E foram as trocas que oportunizaram o gol de empate. Atuando mais à frente, Tamara Bolt foi derrubada pela goleira Luciana na área e o pênalti foi marcado a favor do Inter. Aos 39 minutos, a atacante Priscila cobrou com perfeição, no ângulo da goleira afeana, e deixou tudo igual. Além disso, também tornou-se a maior artilheira de Gurias Coloradas desde a retomada do departamento, com 48 gols em 75 jogos.
O gol motivou o Inter, que começou a ser empurrada pela torcida e quase virou aos 41. Novamente com Priscila. A atacante limpou a marcação na área e exigiu grande defesa de Luciana. Aos 48, a artilheira voltou a balançar as redes. Após cruzamento de Tamara Bolt, mandou de cabeça para o gol. Mas enquanto comemorava, viu a assistente levantar a bandeira, assinalando o impedimento.
A reta final foi de muita pressão colorada. Mas sem êxito. O empate prevaleceu, e tudo será definido na Fonte Luminosa, na próxima quarta-feira (28), às 15h30min.
BRASILEIRÃO FEMININO — QUARTAS DE FINAL (IDA— 25/8/2024
INTER (1)
Bárbara; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Capelinha, Gabi Morais, Pati Llanos (Lorranny, 24'/2ºT) e Letícia Monteiro (Zóio, 37'/2ºT); Belén Aquino (Julieta, 30'/2ºT) e Priscila. Técnico: Jorge Barcellos.
FERROVIÁRIA (1)
Luciana; Kati, Rafa Soares, Luana e Fátima Dutra; Cris, Raquel (Nicoly, 23'/2ºT), Duda Santos e Micaelly; Mylena Carioca (Júlia Beatriz, 44'/2ºT) e Lelê (Neném, 37'/2ºT). Técnica: Jéssica de Lima.
GOLS: Duda Santos (F), aos 18min do 2º tempo. Priscila (I), aos 39min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Gabi Morais e Capelinha (I); Raquel e Rafa Soares (F)
LOCAL: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
ARBITRAGEM: Rejane Caetano Da Silva (RJ), Ariela Duarte Da Silveira (RS) e Estefani Adriati Estrela Da Rosa (RS). VAR: Rodrigo Nunes De Sa (RJ)
PRÓXIMO JOGO
Ferroviária x Inter
Quarta-feira (28), às 15h30min
Fonte Luminosa, em Araraquara
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.