A história se repetiu e, mais uma vez, o Grêmio foi eliminado nas quartas de final do Brasileirão Feminino. O algoz deste ano foi o São Paulo, que confirmou sua classificação nesta quinta-feira (29), ao empatar com o Tricolor gaúcho em 0 a 0 no Canindé, em São Paulo. Como haviam perdido a ida por 2 a 1, as Gurias Gremistas precisavam de, pelo menos, uma vitória simples para levar tudo aos pênaltis. Mas sem sucesso. Agora, o foco se volta para o Gauchão.
Almejando a vitória, o Grêmio repetiu a escalação da partida de ida. Lorena foi a goleira, com a dupla de zaga formada por Mónica Ramos e Tayla. A defesa ainda teve Dani Barão na lateral direita e Raissa Bahia na esquerda.
O meio de campo foi composto por Jessica Peña e Dayana Rodríguez, como a dupla de volantes, e Raquel Fernandes como a meia de criação. À frente, o ataque tinha Ludmila e Giovaninha nas pontas, com Cássia centralizada.
Com o resultado a seu favor, o São Paulo iniciou o jogo tendo tranquilidade para controlar as ações e criar as primeiras oportunidades. Logo aos 2 minutos, Lorena já teve de fazer sua primeira defesa. Após cabeceio de Ana Alice, a goleira foi buscar no canto direito. Depois, aos 10, foi a vez de a defensora impedir que a cobrança de falta de Bia Menezes fosse para o fundo das redes. E, aos 20, foi a vez de Mariana Santos arriscar de muito longe, buscando o ângulo de Lorena, mas mandando para fora.
Enquanto o tricolor paulista exigia algumas interceptações de Lorena, o Grêmio encontrava muita dificuldade para construir jogadas e chegar à área. O tricolor gaúcho só foi chutar a gol aos 39 minutos. Após jogada com Giovaninha, Raquel Fernandes conseguiu a finalização, da grande área, mas mandou nas mãos de Carlinha.
O São Paulo ainda teve a melhor chance do primeiro tempo, aos 43. Dudinha foi lançada ao ataque, passou por Lorena, e serviu Aline Milene, no centro da área. A meia do São Paulo não conseguiu finalizar com perfeição, e mandou muito longe do gol, já vazio.
Reta final
Após um primeiro tempo de muitos erros de passes e poucas chances criadas, o Grêmio voltou para a etapa complementar com uma mudança no time. No ataque, Ludmila deu lugar à Caty entre as 11.
No desespero, o Grêmio tentou surpreender Carlinha logo no primeiro minuto, com Jessica Peña arriscando de muito longe, e mandando muito longe também. Aos 4, foi a vez de Giovaninha tentar chute cruzado, mas mandar no travessão.
O time gaúcho ainda perdeu a volante Jessica Peña, aos 9 minutos, lesionada. A zagueira Brito entrou em campo. Com o passar do tempo, os ânimos ia se exaltando, e a arbitragem teve de conter um desentendimento entre a zagueira Tayla e a atacante Ariel, aos 23.
Na reta final, a técnica Thaissan Passos ainda oportunizou que Shashá, Rafa Levis e Pri Back fossem para o jogo. Com isso, Dani Barão, Giovaninha e Raquel Fernandes foram para o banco de reservas. Mas de nada adiantou, mesmo precisando do gol, o Grêmio deixava a bola com o São Paulo, e o tricolor paulista apenas controlava o jogo. Era o fim de sonho de avanço para as Gurias Gremistas.
BRASILEIRÃO FEMININO — QUARTAS DE FINAL (VOLTA— 29/8/2024)
SÃO PAULO (0)
Carlinha; Letícia Alves, Kaká, Ana Alice e Bia Menezes (Jéssica Soares, 28'/2ºT); Robinha, Camilinha (Rafa Mineira, 28'/2ºT), e Aline Milene (Maressa, 17'/2ºT); Mariana Santos, Dudinha e Ariel Godoi (Laryh, 28'/2ºT). Técnico: Thiago Viana.
GRÊMIO (0)
Lorena; Dani Barão (Shashá, 27'/2ºT), Mónica Ramos, Tayla e Raissa Bahia; Jessica Peña (Brito, 9'/2ºT), Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes (Rafa Levis, 33'/2ºT); Ludmila (Caty, INT), Giovaninha (Pri Back, 33'/2ºT) e Cássia. Técnica: Thaissan Passos.
CARTÕES AMARELOS: Mónica Ramos, Tayla (G); Ariel (S)
LOCAL: Estádio Canindé, em São Paulo
ARBITRAGEM: Charly Wendy Straub Deret (SC), auxiliada por Veridiana Contiliani Bisco (SP) e Patricia Carla De Oliveira (SP). VAR: Daniel Victor Costa Silva (MG).
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.