O Juventude chega para a disputa do Gauchão Feminino com o principal objetivo da temporada alcançado. No primeiro semestre, o Alviverde participou do Brasileirão A-2 e conquistou o acesso inédito à elite. Agora, as atenções se voltam para o estadual, onde já tem metas preestabelecidas.
— Todo jogo, vamos competir ao máximo, colocar em prática o nosso modelo de jogo. Os treinos estão sendo muito fortes e achamos que essas meninas têm condições de fazer um Gauchão competitivo. O nosso objetivo é ir o mais longe possível, como sempre foi, querendo manter o título do Interior. De repente, buscando uma final. Mas sabemos que vai ser muito difícil. O nosso primeiro objetivo é classificar entre os seis. E, depois, ir para a semifinal e tentar chegar o melhor possível, sempre alavancando a equipe — afirmou o técnico Luciano Brandalise em entrevista a Zero Hora.
Após a disputa da Série A-2, o Juventude deu duas semanas de folga para as meninas. As atividades foram retomadas em 5 de agosto e mudanças foram promovidas no elenco. A goleira Kayla, as meio-campistas Ingrid e Michele, as laterais Gabi Rech e Tawany e a atacante Andressa foram liberadas pelo clube.
— Está sendo uma preparação difícil, porque nós dispensamos seis atletas e estamos trabalhando com um grupo reduzido. Aos poucos, vamos nos reforçando pontualmente e já iniciamos a preparação para o ano que vem. Então, vamos trazer algumas meninas para observar durante o Gauchão, atletas que tenham capacidade para jogar a Série A-1 — ressaltou.
Para o Estadual, o Juventude contará com 25 atletas no elenco. Alguns reforços pontuais, visando a Série A-1 de 2025, também devem chegar para serem observados. De toda forma, o clube terá uma semana a mais para se preparar para a estreia. O Alviverde entra em campo apenas em 25 de agosto, às 15h, fora de casa, contra o Flamengo de Tenente Portela.
— O mais importante dessa folga na primeira rodada foi poder ter dado 15 dias de folga para as meninas. Foram seis meses bem difíceis (na disputa da Série A-2), com muito desgaste físico e mental. Teve também a enchente, os problemas de logística. Então, foi muito importante essa semana que ganhamos para treinar e recuperar as meninas.
No Gauchão de 2024, o Juventude também terá uma novidade: começará a mandar seus jogos no Campo do Sesi, em Caxias do Sul. A primeira partida em casa será em 1º de setembro, às 15h, contra o Vidal Pro.
— Vai ser muito bom. A torcida vai estar mais presente, mais perto. Teremos uma dificuldade, em relação ao gramado, porque a Apafut também vai jogar a Terceirona no Campo do Sesi. Mas esse problema dos campos irregulares já é uma tendência no Gauchão. Então, vamos nos adaptando — finalizou o técnico Luciano Brandalise.
O Ju é o atual bicampeão do Interior no Gauchão Feminino. Em 2022, venceu o Elite na final. E, em 2023, passou pelo Brasil-Far para conquistar a taça.
Elenco do Juventude
- Goleiras: Claudia, Renata May e Lais
- Zagueiras: Beta, Yasmin, Carol Pereira, Apoliana e Bell Silva
- Laterais: Grazi, Katry, Liri, Bella e Tayane
- Meio-campistas: Alice, Lari Sanchez, Kety, Karol, Laura, Alissa e Valentina
- Atacantes: Greyce, Kelly, Thalita, Ana e Emmily Karla