Em duelo direto pelo G-8, as Gurias Gremistas empataram com o América-MG no Brasileirão Feminino. Em partida atrasada pela 10ª rodada, os times ficaram no 1 a 1, nesta terça-feira (11), no Sesc, em Porto Alegre. Cássia anotou para o Tricolor, enquanto Gadu descontou para as visitantes.
Com o resultado, a equipe gremista chegou aos 14 pontos e ocupa a nona colocação. Neste momento, está a quatro pontos da zona de classificação. A diferença é em relação ao próprio América-MG, que está na oitava posição.
Este foi o primeiro dos três jogos que o time gaúcho terá de recuperar na competição. O próximo compromisso será no domingo (16), contra o Cruzeiro, às 15h, no Sesc.
Vantagem no primeiro tempo
Em relação à escalação da última rodada, no empate com o Flamengo, o time teve duas alterações. Na defesa, Tayla ficou de fora por lesão e Brito assumiu a titularidade ao lado de Mónica Ramos. No ataque, Ludmila entrou na vaga de Caty.
A formação teve Lorena; Dani Barão, Brito, Mónica Ramos e Raissa Bahia; Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes; Ludmila, Giovaninha e Cássia.
No primeiro confronto como mandante, depois de 45 dias, as Gurias Gremistas precisaram atuar em local alternativo. O estádio escolhido foi o do Sesc, em Porto Alegre, que é a sede das Gurias Coloradas. A mudança foi uma necessidade já que o CT Hélio Dourado passa por reforma após os efeitos da enchente.
Os minutos iniciais de um jogo bem disputado refletiam a briga direta na tabela de classificação: o Grêmio querendo entrar no G-8 e o América buscando a manutenção da posição. Lorena, goleira gremista, foi quem começou trabalhando. Aos 6 minutos, Illana ficou com a sobra do ataque e arriscou o chute da entrada da grande área, mas sem gerar grande susto.
A marcação alta do Grêmio gerou consequência aos 17 minutos. No erro da saída do América, a atacante Raquel Fernandes conseguiu ficar com a posse e saiu cara a cara com a Tainá. A finalização não saiu da maneira esperada. O chute rasteiro ficou fácil para a defesa. A resposta das visitantes veio em troca de passes pelo lado direito, quando Gadu deixou a bola passar dentro da grande área e Iara Alves chegou batendo. Lorena segurou firme e sem dar rebote.
A goleira Tainá, do América, ainda salvou o que poderia ser o gol do Grêmio logo na sequência. No cruzamento de Cássia, pelo lado direito de ataque, Maiara acabou afastando contra o próprio gol. Por sorte, a companheira de defesa estava atenta e fez a defesa.
Era o ensaio para o lance seguinte. Aos 25 minutos, após confusão na saída da defesa do América, Cássia conseguiu o desvio para a Giovaninha e ainda apareceu dentro da grande área para soltar uma pancada e colocar as Gurias Gremistas na frente do marcador. Era o gol de artilheira.
Com movimentação, Cássia também saiu da área para criar mais uma jogada de ataque, aos 35 minutos. Pelo lado direito, ela fez o cruzamento para encontrar Raquel Fernandes dentro da área. O cabeceio saiu por cima da meta e, por pouco, não foi o segundo do Grêmio.
Antes do apito final, Tainá precisou trabalhar para evitar uma placar maior. Novamente na pressão no campo de ataque, Giovaninha recebeu de Mónica Ramos, invadiu a grande área e bateu rasteiro, forte, mas a goleira adversária fez a defesa.
Gol de empate em penalidade máxima
Na volta do intervalo, a técnica Thaissan Passos promoveu uma mudança no ataque: Caty entrou na vaga da Raquel Fernandes.
Atrás do marcador, o América voltou para o segundo tempo pressionando. Depois de criar tentativas de bolas alçadas para a área, a arbitragem assinalou pênalti na tentativa de interceptação da Mónica Ramos após o cruzamento pela Radija. Na cobrança, Gadu deslocou Lorena e acertou o lado esquerdo do gol gremista. Era o empate aos 9 minutos.
Com um segundo tempo mais físico e de muitos embates, a técnica Thaissan resolveu trazer fôlego novo ao ataque, com a entrada de Shashá no lugar de Cássia. A meia Pri Back e a atacante Gisele também ingressaram nas vagas de Peña e Giovaninha, respectivamente.
Como na etapa inicial, o Grêmio não abriu mão da pressão alta no campo de defesa do América. E, novamente, a tentativa quase terminou em gol. Caty ficou com a sobra na frente da grande área e acionou Pri Back entrando pelo esquerdo. A camisa 7 finalizou de perna esquerda, mas Tainá fez a defesa, aos 31 minutos.
Na reta decisiva, Luana Spindler foi a última cartada da técnica Thaissan Passos na vaga de Ludmila. Apesar das tentativas e a pressão até os minutos finais, o Grêmio não conseguiu o segundo gol e terminou com mais um empate na sequência de dois jogos.
Para seguir com o sonho de classificação aos matas, ainda restarão mais cinco jogos para as Gurias Gremistas na competição: Cruzeiro (em casa), Santos (fora), Atlético-MG (fora), Real Brasília (em casa) e São Paulo (fora).