Após 36 dias afastadas dos gramados por conta da enchente, as Gurias Gremistas não conseguiram bater o Flamengo no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, e voltam com o empate em 1 a 1 na bagagem, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão Feminino. Na noite desta sexta-feira (7), o Tricolor chegou a sair na frente, com gol de Tayla, mas viu o Rubro-negro igualar tudo com Gláucia. O resultado mantém o Grêmio fora do G-8, com 13 pontos e na 10ª colocação.
A técnica Thaissan Passos mandou a campo uma equipe com duas alterações em relação à que enfrentou a Ferroviária antes do adiamento dos jogos. A zagueira Tayla, que sofria com desgaste físico, voltou ao time no lugar de Stephanie Brito. Enquanto, na lateral esquerda, Raissa Bahia, recuperada de lesão no músculo adutor, foi escalada no lugar da atacante Giovaninha, adiantada para seu setor de origem. Com isso, Ludmila também foi para o banco de reservas.
Diante do favorito Flamengo, o Grêmio foi efetivo e logo na sua primeira oportunidade já balançou as redes. Aos 7 minutos, após bate e rebate na área, a bola sobrou para Cássia cruzar rasteiro e encontrar Tayla na pequena área. A zagueira conseguiu empurrar para o gol e colocou o Tricolor à frente.
O Rubro-negro tentou responder com o talento de Gisseli, ex-Grêmio, aos 13. Veloz, a atacante usou dos dribles para entrar na área, limpar a marcação e arriscar para a meta. Mas não conseguiu vencer a segura goleira Lorena.
A partir de então, a pressão se ampliou. O Flamengo chegava à área com as artilheiras Cristiane e Naná, mas não conseguia levar grandes perigos ao Grêmio. O Tricolor, por sua vez, era mais incisivo em suas oportunidades. Aos 27 minutos, Raquel Fernandes arriscou da entrada da grande área, a bola bateu Cássia e esbarrou na trave.
A melhor oportunidade do Flamengo veio só aos 31 minutos, após passe de Cristiane para que Glaucia chutasse da meia-lua. A goleira Lorena se esticou toda, mas a bola saiu pela linha de fundo, tirando suspiros da torcida rubro-negra.
Antes de a etapa inicial se encerrar, o Grêmio ainda teve uma chance em cobrança de falta de Raissa Bahia, para defesa tranquila de Karol Alves. Enquanto as Meninas da Gávea até tentavam levar perigo com Gisseli, mas sem sucesso.
Na volta do intervalo, o Flamengo já correu atrás do prejuízo. No primeiro minuto, Cristiane ajeitou a bola para que Gláucia chutasse no cantinho, impedindo que Lorena chegasse a tempo e tirasse o empate rubro-negro.
A virada quase veio aos 10. Após cobrança de escanteio, Duda subiu mais alto do que a defesa e mandou de cabeça no canto direito de Lorena. Mas, desta vez, a goleira do Grêmio conseguiu buscar e impedir que a bola morresse na rede.
Empolgado com o gol, o Flamengo pressionava o Grêmio em busca do segundo. Outra boa tentativa veio aos 29 minutos, em falta cobrada por Djeni, quase que da intermediária, mas que passou por cima do travessão. O Rubro-negro ainda teve chance na reta final, aos 37, em finalização de Crivelari, que Lorena tirou com os pés.
Aos 41 minutos, a técnica Thaissan Passos promoveu o retorno de Pri Back aos campos. Após mais uma lesão de ligamento cruzado anterior (LCA), a meio-campista voltou a atuar com a camisa do Grêmio. Foram 14 meses desde o último jogo, contra o Santos, na Série A-1 de 2023.
Mas foi só. O Flamengo até tentou criar chances na reta final. Enquanto o Grêmio seguia apostando em contra-ataques. Mas nada aconteceu. O empate em 1 a 1 prevaleceu até o apito definitivo.
BRASILEIRÃO FEMININO — 12ª RODADA — 7/6/2024
FLAMENGO (1)
Karol Alves; Fabi Simões, Thais Regina, Núbia (Daiane Santos, INT) e Jucinara (Day Silva, 39'/2º); Djeni, Duda e Glaucia; Gisseli (Crivelari, 30'/2º), Naná (Isadora, 39'/2º) e Cristiane. Técnico: Maurício Salgado.
GRÊMIO (1)
Lorena; Dani Barão (Shashá, 15'/2º), Tayla, Mónica Ramos e Raissa Bahia; Jessica Peña (Rafa Levis, 30'/2º), Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes (Nairelis, 41'/2º); Caty (Ludmila, 15'/2º), Giovaninha (Pri Back, 41'/2º) e Cássia. Técnica: Thaissan Passos.
GOLS: Tayla, aos 7 minutos do 1º tempo; Glaucia, ao 1 minuto do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Tayla, Shashá e Jessica Peña (G); Cristiane e Duda (F)
LOCAL: Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro
ARBITRAGEM: Deborah Cecilia Cruz Correia (Fifa), de Pernambuco, auxiliada por Lilian da Silva e Juliana Martins Gomes, do Rio de Janeiro.
PRÓXIMO JOGO
BRASILEIRÃO FEMININO — 10ª RODADA
11/6/2024 — 15H
SESC PROTÁSIO ALVES
GRÊMIO x AMÉRICA-MG