- Grêmio e Ferroviária se enfrentaram na Fonte Luminosa, em Araraquara, pela oitava rodada do Brasileirão Feminino;
- Guerreiras Grenás conquistaram a vitória, por 2 a 1;
- As duas equipes seguem na zona de classificação: Ferroviária, em segundo; Grêmio, em sexto.
O Grêmio não conseguiu emendar a segunda vitória consecutiva no Brasileirão Feminino. Após golear o Avaí Kindermann, o Tricolor foi a Araraquara enfrentar a Ferroviária na Fonte Luminosa. As Gurias Gremistas chegaram a sair na frente, com Dayana Rodríguez. Mas não conseguiram segurar o ímpeto das Guerreiras Grenás, que buscaram a virada com Duda Santos e Sochor, garantindo o 2 a 1.
Com o resultado, o Grêmio permanece na zona de classificação, com 12 pontos. O Tricolor está na sexta colocação, e pode perder uma posição com o complemento da oitava rodada — se o Bragantino pontuar diante do América-MG nesta quinta-feira (2).
Em relação ao time que venceu o Avaí Kindermann por 6 a 0 na rodada anterior, a técnica Thaissan Passos promoveu apenas uma mudança. No meio de campo, a volante Jessica Peña voltou à equipe titular, após se recuperar de desgaste físico, no lugar da meia Rafa Levis, que ficou como opção no banco de reservas.
Em casa, a Ferrinha teve a primeira chance. Aos 5, Sochor arriscou da entrada da área, mas a bola parou nas mãos da goleira Lorena. O Tricolor respondeu dois minutos depois, com efetividade. Dayana Rodríguez recebeu de Cássia, entre as zagueiras, tirou de Luciana e mandou no cantinho da goleira adversária. Na primeira chegada ao ataque, o Grêmio estava à frente.
A partir de então, as Guerreiras Grenás precisavam se alçar ao ataque para impedir a primeira derrota no Brasileirão Feminino. Aos 16, veio a chance do empate. Após tabelar com Sochor, Duda Santos tentou a finalização da pequena área, mas parou em grande defesa de Lorena. Na sequência, foi a vez de Sochor cabecear para fora, após cobrança de escanteio.
O Grêmio, à frente no placar, quase chegou ao segundo gol aos 18. Após cruzamento rasteiro de Raquel Fernandes à pequena área, a bola passou à frente de Cássia e Dayana Rodríguez, que não conseguiram empurrar para as redes.
Afobada por estar atrás no placar, a Ferroviária errava muitos passes e não conseguia levar perigo à meta de Lorena. O Tricolor, com a vantagem, tinha mais tranquilidade para executar as ações que se propunha, e apostava nos contra-ataques para tentar encaminhar a vitória.
E foi assim que quase fez o segundo, aos 36. Em velocidade, Cássia avançou pela direita, em direção ao ataque, e chutou cruzado. Mas a bola estourou na trave de Luciana.
A Ferrinha seguiu insistindo, até buscar o primeiro gol. Após cruzamento de Kati na área, a bola bateu no braço de Ludmila, e a arbitragem assinalou penalidade, aos 39. Duda Santos assumiu a responsabilidade e cobrou como manda a cartilha: bola para a esquerda, Lorena para a direita.
As Guerreiras Grenás, empolgadas com o gol, até tentaram criar para virar ainda no primeiro tempo. Mas sem sucesso. O 1 a 1 prevaleceu até o apito da árbitra Jaqueline Blasius.
Mais confiante, a Ferroviária voltou para o jogo pressionando o Grêmio. E conseguiu a virada aos 8 minutos. Após falha de Mónica Ramos na entrada da área, Aline Gomes interceptou a bola e deu o passe rasteiro para Mica, que serviu Mylena Carioca. A atacante finalizou, mas parou em grande defesa de Lorena, com os pés. A goleira do Grêmio, no entanto, não teve a melhor sorte. O rebote sobrou nos pés de Sochor, que mandou de primeira para a rede.
O Grêmio parecia sem forças para buscar o empate, e acabara sendo dominado pelas vice-líderes. A técnica Thaissan Passos chegou a colocar atletas descansadas no segundo tempo. Mas não teve muito sucesso. Rafa Levis, Manu Balbinot, Luana Spindler, Shashá e Bia Santos não conseguiram produzir grandes oportunidades para o Tricolor. A melhor oportunidade veio aos 35, em chutaço de Luana Spindler, que parou em grande defesa de Luciana, com a ponta dos dedos.
Na reta final, quem teve a melhor chance de balançar as redes foi a Ferrinha. Aos 43, Aline Gomes avançou na velocidade pela direita e apenas rolou para que Fer finalizasse, na grande área. A atacante chutou forte, mas a bola parou na marcação de Dani Barão.
BRASILEIRÃO FEMININO - 8ª RODADA - 1º/5/2024
FERROVIÁRIA (2)
Luciana; Kati, Luana, Andressa e Barrinha; Cris (Raquel, 28'/2º), Duda Santos e Micaelly (Lelê, 49'/2º); Aline Gomes, Sochor (Nicoly, 38'/2º) e Mylena Carioca (Fer, 38'/2º). Técnica: Jéssica de Lima.
GRÊMIO (1)
Lorena; Dani Barão, Stephanie Brito, Mónica Ramos e Giovaninha; Jessica Peña (Rafa Levis, INT), Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes (Manu Balbinot, 12'/2º); Caty (Luana Spindler, 18'/2º), Cássia (Bia Santos, 31'/2°) e Ludmila (Shashá, INT). Técnica: Thaissan Passos.
GOLS: Dayana Rodríguez (G), aos 7min, e Duda Santos (F), aos 39min, do primeiro tempo; Sochor (F), aos 8min do segundo tempo.
ARBITRAGEM: Jaqueline Blasius (SC), auxiliada por Leandra Cossette (SP) e Veridiana Bisco (SP).
LOCAL: Fonte Luminosa, em Araraquara.
PRÓXIMO JOGO
Santos x Grêmio
Terça-feira (7), às 19h
Vila Belmiro, em Santos