O Grêmio voltou a vencer no Brasileirão Feminino. Neste sábado (27), jogando no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, as gurias gremistas aplicaram uma goleada de 6 a 0 no Avaí Kindermann em partida válida pela sétima rodada. A vitória faz com que o time tricolor suba posições na tabela de classificação. O Tricolor foi aos 12 pontos e subiu para a terceira posição, momentamente.
O placar começou a ser construído ainda no primeiro tempo, com gols de Ludmila e Cássia. Na etapa final, a goleada foi consolidada a partir de Luana Splindler, Caty, Manu Balbinot, e Cássia marcando novamente.
Depois de cumprir a tarefa de casa, a missão agora será "secar" outras adversárias diretas. O primeiro jogo será ainda no sábado, às 16h, entre Cruzeiro e América-MG no Estádio Castor Cifuentes. Neste caso, os times não poderão sair de um empate.
No domingo (28), será a vez de ficar de olho no duelo entre Ferroviária e Palmeiras. Nesta partida, só uma vitória palmeirense interessa ao Grêmio. Também haverá o jogo entre São Paulo e Bragantino, às 15h, em que para o time gaúcho seria interessante um empate.
Amplo domínio e vantagem no primeiro tempo
A técnica Thaissan Passos voltou a escalar Lorena como titular no gol. A goleira havia sido preservada em função da sequência de jogos. Na defesa, Giovaninha foi recuada para a lateral-esquerda em virtude da ausência de Raissa Bahia, por lesão. No meio-campo, destaque para o retorno de Rafa Levis entre as 11 inicias, e presença de Pri Back no banco, após mais de um ano afastada por lesão ligamentar.
A escalação foi formada com Lorena; Dani Barão, Brito, Mónica Ramos e Giovaninha; Raquel Fernandes, Dayana Rodrigues e Rafa Levis; Caty, Ludmila e Cássia.
Jogando como mandante e com a possibilidade de ingressar no G-4, o Grêmio iniciou com mais presença no ataque. A chance inicial surgiu já aos 8 minutos, quando Cássia foi lançada após passe da Raquel Fernandes. A centroavante driblou a goleira adversária e bateu para o gol, mas a volante Kayla salvou em cima da linha.
Na sequência, aos 12 minutos, em jogada construída pelo lado direito, Dani Barão avançou pela ponta e cruzou para dentro da pequena área. Raquel fez o primeiro desvio e a bola sobrou para Ludmila, livre, que bateu para o gol: 1 a 0.
Pelo lado direito, as Gurias Gremistas voltaram a causar perigo com Cássia. Desta vez, Ludmila tabelou com Raquel Fernandes e cruzou para a companheira dentro da grande área. A atacante conseguiu driblar a defesa, mas parou na goleira Maike.
Aos 27 minutos, Raquel Fernandes, protagonista na criação das jogadas, teve sua oportunidade. Com passe praticamente da linha central do meio-campo, Ludmila conseguiu pifar Raquel, que saiu cara a cara com a arqueira do Avaí Kindermann. A atacante tentou o chute no ângulo, mas Maike voltou a fazer uma defesa decisiva.
As chances criadas ilustravam o tamanho do domínio do time gaúcho. O Grêmio ampliou quando Dayana esticou novamente a bola para a atacante Cássia. Ela driblou a defesa, pelo lado direito, e bateu rasteiro, de perna direita. Era o 2 a 0 aos 33 minutos.
Já nos instantes finais da etapa inicial, o time catarinense teve pênalti a seu favor, aos 44 minutos. Lourdes Gonzales avançou pelo lado direito e foi derrubada pela zagueira Brito dentro da área. A capitã Raquelzinha foi para a cobrança, mas isolou.
Goleada consolidada na etapa final
O Grêmio voltou do intervalo com alteração: Luana Spindler ingressou na vaga de Ludmila no ataque.
Apesar do Avaí Kindermann aparecer mais, pressionando a zaga gremista, o Grêmio conseguiu ser mais efetivo. Luana Splinder fez o terceiro. A jogada começou com Dani Barão tabelando com Caty até o cruzamento para a grande área. Bem posicionada, a atacante anotou o seu primeiro gol com a camisa do clube, aos 15 minutos.
Com a vantagem, a técnica Thaissan Passos deu rodagem ao time e promoveu novas mudanças. Manu Balbinot entrou na vaga de Rafa Levis, Shashá e Bia Santos também ingressaram nos lugares de Caty e Raquel Fernandes.
Repetindo o amplo domínio da etapa inicial, o quarto gol veio aos 21 minutos. Pelo lado esquerdo, Raquel Fernandes arrancou e acionou Cássia, que viu Caty bem posicionada e livre para marcar.
Sem mostrar poder de reação, o Grêmio se aproveitou das fragilidades da equipe catarinense para fazer saldo. Aos 29 minutos, Manu Balbinot ampliou de pênalti. Três minutos depois, Cássia marcou o segundo gol no jogo ao acertar um chute no ângulo da goleira Maike e fechar a goleada em 6 a 0.
Após o gol, a goleadora da rodada do Grêmio deixou o campo para a entrada de Dani Ortolan. Com ataque renovado, a equipe gremista administrou a vantagem.
Próxima rodada
Depois da vitória, o time voltará a campo na próxima quarta-feira (1º), contra a Ferroviária, às 16h, na Fonte Luminosa, em Araraquara.