As Gurias Gremistas voltaram a campo dependendo apenas de si para ingressar na zona de classificação do Brasileirão Feminino. Só que o desfecho diante do Santos, na Vila Belmiro, não foi positivo. Na noite deste domingo (23), o Tricolor perdeu por 2 a 0, com gols de Sole Jaimes e Carol Baiana, e permaneceu na nona colocação, com 17 pontos. Para seguir sonhando com a classificação ainda restam três jogos pela fase inicial: Atlético-MG e Real Brasília e São Paulo.
A técnica Thaissan Passos escalou o time com duas mudanças entre as titulares. Shashá iniciou entre as 11, na lateral direita, no lugar de Dani Barão, suspensa. Enquanto, no ataque, Caty foi opção na vaga de Giovaninha. O Grêmio iniciou com Lorena; Shashá, Brito, Mónica Ramos e Raissa Bahia; Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Raquel Fernandes; Ludmila, Caty e Cássia.
As Gurias Gremistas começaram melhor, com Cássia servindo Ludmila logo aos 2 minutos. A atacante tricolor, no entanto, chutou nas mãos da goleira santista. As Sereias da Vila responderam aos 18. Em falta cobrada por Leidi, a bola passou por todo mundo e sobrou para que Sole Jaime empurrasse para as redes e abrisse o placar.
Atrás no placar, o Grêmio tomou conta do jogo. Aos 19 minutos, Raquel Fernandes teve a chance de igualar, no centro da área, mas finalizou mal. Três minutos depois, foi a vez de ela cobrar falta da intermediária. A bola encontrou a cabeça de Ludmila, bateu na trave, no pé da goleira, na trave de novo e ficou com a goleira Kelly Chavaro, do Santos.
Antes de a etapa inicial se encerrar, o Grêmio ainda teve três chances de igualar o placar. Aos 37, Raquel Fernandes fez a jogada e serviu Caty. A finalização bateu na zagueira santista e saiu pela linha de fundo. Logo na minuto seguinte, mais uma chance dela, após passe de Cássia. Mas, dessa vez, a atacante do Grêmio isolou. Por fim, aos 42, Cássia tentou bater cruzado, quase sem ângulo, mas a goleira conseguiu fazer a defesa.
As Gurias Gremistas voltaram para o jogo tentando o gol em jogadas aéreas. Primeiro, em cobrança de falta que Ludmila cabeceou. Depois, em escanteio que Brito tentou mandar de cabeça para a rede. Nas duas oportunidades, a bola foi para fora.
Aos 33 minutos, a melhor chance gremista no segundo tempo. A bola passou por todo mundo e sobrou para que Dayana Rodríguez conseguisse a finalização, mas antes que parasse no fundo das redes, Janaína conseguiu afastar. Quatro minutos depois, Ketlen pisou no pé de Pri Back dentro da área. O Tricolor chegou a reclamar de pênalti, mas a arbitragem entendeu como lance normal e mandou seguir.
Melhor no jogo, o Grêmio levou o segundo gol aos 41 minutos do segundo tempo. Lorena saiu errado e a bola ficou nos pés de Suzane Pires, que deu o passe curto para que Carol Baiana enchesse o pé, mandando no canto esquerdo do Tricolor. A vantagem santista acabou com as chances de reação das Gurias Gremistas. Estava decretava a terceira vitória das Sereias da Vila, e a quinta derrota do time gremista.
O Grêmio volta a campo na quinta-feira (27), às 17h, contra o Atlético-MG. Novamente, dependendo apenas de si. Se vencer, o Tricolor retorna ao G-8.