Na luta, sem desistir até o apito final, as Gurias Coloradas conquistaram uma vitória decisiva para escapar do rebaixamento do Brasileirão Feminino. Nesta quinta-feira (13), a goleadora Priscila surgiu, aos 40 minutos do segundo tempo, para garantir o resultado de 1 a 0, diante do Avaí Kindermann, em jogo atrasado pela 10ª rodada, em Caçador.
Com o placar, o Colorado deixou o Z-4, superando o Botafogo nos critérios. Neste momento, é o 12° colocado, com 10 pontos. A próxima rodada reserva o duelo direto contra o próprio time do Rio de Janeiro, na segunda-feira (17).
Chances para os dois lados no 1° tempo
Para a partida em Caçador, o técnico Jorge Barcellos optou pela manutenção de Tainá no gol. May, que vinha sendo titular, sofreu uma entorse no joelho direito e ficará afastada por até quatro semanas. Nas demais posições, o Inter teve: Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Gabi Morais, Pati Llanos e Capelinha; Letícia Monteiro, Aquino e Priscila.
Com as duas equipes precisando do resultado, o jogo começou intenso. A primeira grande oportunidade surgiu dos pés de Letícia Monteiro. A camisa 10 do Inter ficou o rebote na frente na grande área e acertou o travessão em chute forte, direto, aos 11 minutos.
Na velocidade, o Avaí conseguiu a chegar, quando relógio marcava 22 minutos. Em jogada pelo lado direito, avançou com Ramona, que driblou a zagueira Isa Haas, e lançou para dentro da grande área. A zaga não afastou e Lourdes chegou batendo. O desvio parecia mortal para o gol, mas Tainá conseguiu a recuperação e fez a defesa.
Apesar do susto, o Inter era quem conseguia ter mais volume no ataque. No entanto, um velho problema ao longo do campeonato voltou a aparecer: erros no momento de definição em jogadas de ataque. Na bola área, Priscila e Bruna Benites tiveram a oportunidade de desviar, após o lançamento de Aquino em cobrança de falta. O lance passou na frente no gol, sem aproveitamento.
Se o Avaí tinha o protagonismo da paraguaia Ramona, o Inter contava com Letícia Monteiro. Da velocidade da camisa 10 foi criada mais uma jogada de ataque. Depois de vencer a disputa pela bola, ela saiu de trás da linha divisória do meio-campo. Na sequência, tabelou com Aquino e apareceu dentro da grande área para bater rasteiro. O chute saiu ao lado do poste esquerdo.
O detalhe do lance aos 40 minutos também ficou por conta da presença de Priscila. A goleadora tentou chegar, mas não conseguiu o desvio na segunda trave.
Gol da artilheira para decidir
O começo do segundo tempo mostrou novamente uma sina do Inter. Aos 5 minutos, em jogada trabalhada de pé em pé, Letícia Monteiro acionou Priscila entrando por trás da linha defensiva e ficando cara a cara a goleira Maike. O chute saiu para fora, do lado esquerdo do gol. Na sequência, Belén Aquino apareceu pelo lado direito, ingressando na grande área. O chute saiu forte demais e por cima da meta.
Até a faixa dos 14 minutos, foi um legítimo bombardeio das Gurias Coloradas. Depois de tentar nos lances de bola aerea, foi a vez de testar os chutes de longe. Fora da área, Belén Aquino bateu da ponta direta. A bola teve efeito, mas a goleira do Avaí fez a defesa. Da entrada da grande área, Letícia Monteiro também tentou, mas Maike pegou sem susto.
Aos 21 minutos, o técnico Jorge Barcellos promoveu a primeira alteração no Inter: Katrine deixou o jogo para a entrada de Carla. E a camisa 13 quase deixou o seu gol na participação inicial. Em escanteio pelo lado direito, a subiu mais que tudo mundo e conseguiu o cabeceio. A conclusão saiu ao lado da trave.
O ataque do Inter ainda foi reforçado quando Analuyza ingressou no lugar de Gabi Morais.
Na cobrança de escanteio, o Avaí Kindermann também causou perigo, aos 27 minutos. A capitã Raquelzinha, mesmo com a baixa estatura, surgiu como elemento surpresa e conseguiu cabecear. Para a sorte do Inter, a bola passou por cima do travessão.
Na reta final, Letícia Monteiro ainda deixou o campo para a entrada de Yenny Acuña.
Apesar das mudanças, foi quem estava em campo que mudou o roteiro do jogo. Aos 40 minutos, Priscila apareceu dentro da pequena área para voltar a balançar as redes e marcar a recuperação na tabela. O gol foi de cabeça, certeiro, após a cobrança de escanteio. Como centroavante, estava no lugar certo para acertar o alvo da segunda trave.
A comemoração emocionada da atacante colorada representou o peso do resultado para o restante da sequência. Agora, serão mais seis jogos para o time ainda escapar do rebaixamento: Botafogo e Palmeiras, fora; São Paulo, Ferroviária, Bragantino e Santos, como mandante.