Inter e Grêmio chegam para o clássico do Brasileirão Feminino com um problema em comum: desfalques. Desde suspensão, lesões e até convocações, os treinadores de ambos os lados precisarão encontrar alternativas para suprir algumas peças. O primeiro Gre-Nal do ano será nesta segunda-feira (15), às 20h, no Sesc, em Porto Alegre.
No caso das Gurias Coloradas, a relação é menor. O técnico Jorge Barcellos, que fará sua estreia pelo clube, tem duas baixas já confirmadas. A goleira Mari Ribeiro e a meia Marzia estão concentradas com a seleção brasileira sub-2o, no Equador, para a disputa do Sul-Americano. A competição seguirá até o dia 5 de maio.
Com a ausência de Mari Ribeiro, já há uma definição natural sobre quem será a titular no gol para o Gre-Nal. Depois de ficar no banco na partida contra o Corinthians, antes da pausa para a data Fifa, May assumirá a posição novamente.
A convocação do Brasil também irá impactar nas opções de Thaissan Passos, treinadora das Gurias Gremistas. As atacantes Pyetra e Gisele foram chamadas para o Sul-Americano. A dupla não possui status de titular, mas poderia reforçar o banco de reservas, que terá ausências.
A relação de desfalques do Grêmio conta com nomes à nível de titularidade. O primeiro deles é o da atacante Cássia, que recebeu o terceiro cartão amarelo e precisará cumprir suspensão. No departamento médico, são mais quatro jogadoras em recuperação.
Em uma projeção otimista, apenas Mónica Ramos teria condições de estar à disposição. A zagueira teve uma lesão muscular na posterior da coxa. Pelo tempo de tratamento, poderia voltar antes do clássico, mas sua presença é incerta.
Ainda, na defesa, a goleira Vivi sofreu uma ruptura parcial do tendão do gastrocnêmico medial— músculo localizado na região posterior da perna. Segundo a previsão da assessoria, ela deverá ficar afastada por cerca de um mês. Com isso, Lorena deverá ganhar sequência.
Lorena, inclusive, chegará para o Gre-Nal com alto nível de confiança. A atleta defendeu a Seleção principal na SheBelieves Cup e teve papel fundamental na conquista de terceiro lugar, ao defender quatro pênaltis contra o Japão.
No DM, ainda estão as meias Rita Bove e Rafa Levis, que deverão seguir de fora. A primeira teve uma lesão muscular na posterior da coxa direita. Rafa sofreu uma lesão multiligamentar no tornozelo.
Além da rivalidade, o clássico Gre-Nal terá um peso importante nas projeções dos clubes para o Brasileirão. As Gurias Coloradas estão na zona de rebaixamento e ainda não venceram em quatro rodadas. As Gurias Gremistas, que estão na oitava posição, buscam a afirmação no G-8. O confronto está agendado para esta segunda-feira (15), às 20h, no Sesc, em Porto Alegre.