O Brasil é pentacampeão do Sul-Americano Feminino sub-17. Na noite deste domingo (31), a equipe brasileira goleou o Paraguai por 5 a 1 para confirmar o troféu da edição 2024. No Estádio Ypané, em Ypané-PAR, os gols do título foram marcados por Juju Harris, Giovanna Waksman, Aninha, Kalena e Sofia. A campanha também garante a seleção brasileira na Copa do Mundo da categoria, que se inicia em outubro, na República Dominicana.
A técnica Simone Jatobá iniciou o jogo com duas atletas que atuam no futebol gaúcho: a meio-campista Myka e a atacante Aninha, ambas do Inter. Com isso, o Brasil foi a campo com: Clara; Helo Camargo (Gabi Gadotti), Sofia (Ana Elisa), Mazzotti e Alice (Taiany); Myka, Kaylane (Francine) e Giovanna Waksman; Aninha, Kalena (Vitória Barreto) e Juju Harris.
A seleção abriu o placar aos 11 minutos, com a artilheira Juju Harris. Após lançamento de Myka, a camisa 9 limpou a marcação, e finalizou à direita da goleira paraguaia. O Brasil estava à frente.
E assim que marcou o primeiro, a seleção tratou de transformar em goleada. Juju Harris serviu Giovanna Waksman, que mandou de primeira para encobrir a goleira adversária, aos 13.
Sete minutos depois, foi a vez de Aninha deixar o primeiro dela no Sul-Americano. Após a zaga paraguaia tirar, em cima da linha, o chute de Juju Harris, a bola sobrou nos pés da atacante do Inter, que estufou as redes. O troféu estava encaminhado.
Com o placar a favor, o Brasil tirou o pé. E aí veio o gol paraguaio. Após bobeada da zagueira Sofia, na grande área, Claudia Martínez apareceu às costas da defesa para ficar com a sobra e vencer a goleira Clara, aos 2 minutos da segunda etapa.
Precisando da virada para ficar com a terceira vaga à Copa do Mundo, a seleção paraguaia tentava pressionar o Brasil. Mas sem sucesso.
Quem voltou a balançar as redes foi a equipe de Simone Jatobá. Aos 11, após bate e rebate na área, a bola sobrou para que Kalena conseguisse a finalização, ampliando o placar e acabando com as esperanças das adversárias.
E ainda deu tempo para o quinto. Aos 31, após cobrança de escanteio, a goleira paraguaia saiu e não pegou nada. A bola, então, sobrou para que a zagueira Sofia conseguisse o cabeceio às redes. Estava decretava a vitória e o título brasileiro.