As Gurias Gremistas não conseguiram segurar o favorito Corinthians nesta segunda-feira (18), pela primeira rodada do Brasileirão Feminino. Em jogo que contou com a expulsão da zagueira tricolor Mónica Ramos, ainda no primeiro tempo, o Grêmio perdeu por 3 a 0 no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. As Brabas balançaram as redes com Millene Fernandes, duas vezes, e Jheniffer, ambas ex-atacantes do Inter.
Com o tropeço, o Tricolor termina a rodada de abertura na lanterna. A busca pela recuperação será na próxima quinta-feira (21), às 15h, contra o Botafogo. O duelo será no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
A técnica Thaissan Passos montou seu primeiro time sem Lorena. A goleira, recuperada de lesão de LCA no joelho esquerdo e convocada por Arthur Elias, ficou no banco de reservas. Além disso, a atacante Giovaninha (improvisada na lateral esquerda), a zagueira Tayla e a meia Rita Bove estrearam entre as titulares.
Com essas novidades, o Tricolor foi a campo com: Vivi; Dani Barão, Tayla, Mónica Ramos e Giovaninha; Jessica Peña, Rita Bove e Raquel Fernandes; Cássia, Caty e Rafa Levis.
A primeira equipe a aparecer no ataque foi o Corinthians. Aos quatro minutos, o time paulista obrigou a primeira intervenção da goleira Vivi. De cabeça, Mariza exigiu que a defensora tirasse com a ponta dos dedos.
O Tricolor tentou responder aos oito. Dani Barão ganhou de Tamires na corrida e, para impedir que a lateral do Grêmio ingressasse na grande área, a jogadora do Timão cometeu a falta. Na cobrança, Rafa Levis arriscou direto, mas a bola desviou em escanteio. Na sequência, ainda houve um cabeceio de Rita Bove, mas sem qualquer perigo.
O Corinthians, mesmo com mais volume de jogo, voltou a assustar apenas aos 27. Jaque interceptou a bola na esquerda e avançou sozinha até a entrada da grande área. A atacante, convocada por Arthur Elias, arriscou com o pé direito, mas parou em defesa segura de Vivi.
Quatro minutos depois, foi a vez de Fernanda tentar abrir o placar. Após jogada pela direita, Jaque cruzou à área e, sozinha, a atacante teve espaço para chutar, de primeira, mas muito forte, sem sustos para o Grêmio.
O jogo mudou aos 38. Após Vivi conseguir afastar a tentativa de Millene Fernandes, a bola sobrou na grande área, para que Vic finalizasse em gol. A zagueira Mónica afastou com a mão, e a arbitragem teve de assinar pênalti e expulsar a defensora. Millene Fernandes foi para a cobrança e mandou no meio do gol, colocando o Corinthians na frente.
Com uma a menos e atrás no placar, o Tricolor precisava correr atrás do resultado. Mas não conseguia criar chances claras de gol. No final do primeiro tempo, inclusive, foram as Brabas que tiveram a chance de balançar as redes. Nos acréscimos, Vic cruzou para Millene Fernandes, na pequena área. A centroavante do Corinthians cabeceou, mas parou em defesa de Vivi, em dois tempos.
Na volta do intervalo, a técnica Thaissan Passos promoveu duas trocas. A volante Jessica Peña e a atacante Caty (que vinha atuando na lateral-esquerda) saíram para as entradas de Dayana Rodríguez, volante, e Raissa Bahia, lateral-esquerda.
Aos cinco, o Grêmio tentou igualar o placar no oportunismo de Raquel Fernandes. Percebendo a goleira Kemelli adiantada, a atacante do Grêmio arriscou do meio da rua, mas mandou pela linha de fundo.
Cinco minutos depois, veio a resposta corintiana. Fernanda cruzou à área e Vic Albuquerque se esticou inteira para mandar às redes, mas não conseguiu empurrar para o gol. O carrinho da atacante paulista saiu pela linha de fundo. Aos 15, foi Duda Sampaio quem arriscou. Da entrada da área, a meia encheu o pé, para que Vivi tivesse de fazer mais uma boa defesa.
A melhor chance do Grêmio veio aos 18. Cássia avançou em velocidade pelo corredor direito e, vendo a goleira Kemelli adiantada, optou pela finalização em detrimento do cruzamento. A defensora do Corinthians teve de saltar para conseguir afastar, já caindo, com uma das mãos.
Logo na sequência, dois minutos depois, foi a vez da goleira do Grêmio brilhar. Após chute forte de Duda Sampaio, Vivi espalmou na área. A bola sobrou para Tarciane, mas antes de encontrar as redes, desviou na defesa tricolor, culminando em escanteio. Na cobrança, o Tricolor afastou com facilidade.
O Grêmio apostava nos contra-ataques para tentar igualar o placar. E, para dar mais força ao setor ofensivo tricolor, Thaissan promoveu a entrada da estreante Luana Spindler na vaga da já cansada Raquel Fernandes, aos 27. Dois minutos depois, Sinara e Joice foram a campo, nos lugares de Dani Barão e Rafa Levis.
No lance seguinte, foi justamente uma das meninas que saiu do banco de reservas que impediu o segundo gol do Corinthians. Após cobrança de escanteio de Duda Sampaio, Vic Albuquerque desviou de cabeça e, antes que a bola morresse no fundo das redes, Raissa Bahia tirou em cima da linha.
O segundo do Timão veio já no final da partida, aos 38. Vic cruzou da linha de fundo para que Jheniffer, também ex-Inter, subisse mais alto do que a defesa e ampliasse o placar, de cabeça. O gol encaminhava a vitória do Corinthians.
O Grêmio, já sem forças, não conseguiu reagir e esforçava-se apenas para não sofrer o terceiro gol. Mas sem sucesso. Já nos acréscimos, Millene Fernandes fez seu segundo. Aos 46 minutos, a centroavante recebeu um passe açucarado de Jheniffer, tirou da marcadora e chutou no cantinho direito de Vivi. Estava decretada a goleada corintiana.