A estreia das Gurias Gremistas no Brasileirão Feminino reserva, de cara, um confronto contra a maior vencedora do torneio, a equipe do Corinthians. Pela primeira rodada, os times irão se enfrentar na próxima segunda-feira (18), às 20h, no Estádio Airton Ferreira da Silva — junto ao CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Com cinco conquistas (2018, 2020, 2021, 2022 e 2023), o Corinthians chega para a edição de 2024 entre os clubes favoritos ao título. Um fato marcante para 2024 é que será a primeira participação desde a saída de Arthur Elias.
Quem terá a missão de dar andamento ao trabalho vencedor é Lucas Piccinato, que na última temporada passou pelo Inter. O teste inicial já foi com resultado positivo e comemoração na Supercopa Feminina. Depois de passar pelas Gurias Coloradas e pela Ferroviária, venceu a final diante do Cruzeiro e já levantou o primeiro troféu do ano.
Neste recorte de três jogos foi possível perceber um Corinthians com modificações, mas com a manutenção de qualidades individuais e de sua vocação ofensiva. Na Supercopa, por exemplo, foram sete gols marcados e dois sofridos — apenas contra o Inter.
A primeira mudança observada é significativa. Antes do jogo de estreia em 2024, a goleira Lelê, titular do time paulista e da Seleção, sofreu uma ruptura total do ligamento cruzado do joelho esquerdo e deverá ficar afastada por oito meses. Com a baixa, Kemelli assumiu a titularidade.
A formação do elenco para esta temporada teve como principal objetivo a manutenção de peças que construíram o trabalho vencedor, como casos da goleira Lelê, da lateral Tamires, da meia Vic Albuquerque e das atacante Gabi Portilho e Jaqueline.
Para suprir as saídas de nomes como Kati, Andressa Pereira, Luana Bertolucci e Diany, a diretoria foi ao mercado e trouxe seis reforços: a goleira Nicole, a zagueira Daniela Arias, as laterais Gi Fernandes e Letícia Santos, a meio-campista Yayá e a atacante Eudmilla.
O Corinthians que irá desembarcar no Rio Grande do Sul também tem a seu favor um retrospecto favorável contra o Grêmio: em nove jogos realizados, o time paulista nunca perdeu para o clube gaúcho.
Retrospecto entre Corinthians e Grêmio no futebol feminino
- 9 jogos
- 8 vitórias do Corinthians
- 1 empate
- 25 gols do Corinthians
- 6 gols do Grêmio