A Seleção Brasileira Feminina sub-17 segue a busca pelo quinto título do Sul-Americano sub-17. Nesta sexta-feira (22), a equipe venceu a Colômbia pelo placar de 4 a 1, no Estádio Carfem, em Ypané, no Paraguai. O resultado garantiu o Brasil no quadrangular final e avançando como líder da Chave B.
No duelo sul-americano, Juju Harris se destacou ao marcar duas vezes. Ana Elisa e Giovanna Waksman também marcaram com a amarelinha. Na etapa final, Nikol Rojas descontou para as colombianas.
Em relação à formação, a técnica Simone Jatobá voltou a escalar Josi, goleira do Grêmio, como titular. A atacante Aninha, do Inter, também saiu entre as onze iniciais. Myca e Stephanie, ambas das Gurias Coloradas, começaram no banco.
A partir deste resultado, a campanha da Seleção na primeira fase teve três vitórias, diante de Colômbia, Peru e Venezuela, além de um empate com a Argentina. A equipe anotou nove gols e sofreu apenas um.
A partir da próxima fase, serão quatro participantes. Além de Brasil e Colômbia, avançaram Paraguai e Equador, da Chave A. O sistema de disputa será todas contra todas e a campeã será a seleção com mais pontos. As três melhores posicionadas no quadrangular também irão garantir vaga para o Mundial da categoria, que será realizado em outubro, na República Dominicana.
Das seis edições disputadas, a Seleção Brasileira soma quatro títulos na competição. O último foi conquistado em 2022, após uma vitória diante da Colômbia por 1 a 0.
Como será a sequência do quadrangular para o Brasil
A próxima fase começara para o Brasil a partir da segunda-feira (25). O primeiro jogo será contra o Equador, que ficou na segunda posição do Grupo A. Depois, voltará a enfrentar a Colômbia. Por fim, a equipe do Paraguai, líder da chave A na fase de grupos, será a adversária no confronto derradeiro.