O primeiro Gre-Nal do futebol feminino em 2024 se aproxima. O clássico, válido pela terceira rodada do Brasileirão sub-20, ocorre neste domingo (10), às 15h30min, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Os dois times chegam com 100% de aproveitamento.
As Gurias Coloradas, da atacante Gabi Inácio, defendem o título da competição. Nas duas primeiras edições, o Inter conquistou as taças. Agora, após as vitórias nas rodadas iniciais, o time de David da Silva se prepara para enfrentar o maior rival, sabendo que o Gre-Nal é diferente e buscando manter os 100% para seguir embalado rumo ao tri.
— Eu sempre ouvi de muita gente aqui do Sul como era o Gre-Nal, como funcionava a rivalidade. Acho que só sabe como é o Gre-Nal quem de fato presencia, quem joga, quem sente como é a energia. Então, minha expectativa está muita alta. Eu vivi, sei como é — completou a atacante Gabi Inácio, em entrevista ao Resenha das Gurias.
— É um peso muito grande (do clássico), porque aqui no Sul é levado muito a sério, e tem de ser levado a sério. Então, muda tudo: o clima antes do treino, no treino.
Para ela, o Gre-Nal também traz boas lembranças. No primeiro clássico que disputou, em novembro de 2023, marcou o gol da vitória do Inter na partida de ida da final do Gauchão sub-17. O resultado garantiu o título para o Colorado — que empatou o segundo confronto.
— Esse Gre-Nal foi o mais marcante para mim. E foi o meu primeiro também. Então, antes do jogo eu já estava nervosa, porque tinha ouvido muita gente falar do clássico, mas depois que apita fica tudo certo. Fiquei muito feliz pelo gol, pedi muito a Deus por isso. Muito grata ao David, também — afirma.
Referência no futebol
Com apenas 17 anos, Gabi Inácio se inspira em outra atleta jovem, e do Inter. A polivalente Tamara Bolt, atacante de origem, mas que vem atuando na lateral direita, é o grande exemplo da promessa da base colorada.
— Minha referência é a Tamara Bolt. A velocidade dela, a agilidade dela, tudo (me chama muito a atenção). Ela é incrível — afirmou.
Assim como Gabi Inácio, Tamara Bolt também iniciou nas categorias de base do Inter. Em 2021, chegou para integrar o elenco sub-17 e foi destaque na Copa Gaúcha da categoria, terminando como artilheira da competição. Agora, brilha no elenco principal colorado.