Para Brenno Basso, a derrota do Inter no primeiro jogo da temporada vai além de uma eliminação. Na entrevista coletiva depois do jogo deste domingo (11) diante do Corinthians, no Beira-Rio, o treinador afirmou que o resultado de 4 a 2 deixou aprendizados para o restante da temporada.
Chegado ao clube no final do ano passado, Basso acredita que a dificuldade das Gurias Coloradas na partida passaram diretamente pelo fato de, na maior parte do tempo, largarem em desvantagem no placar. A situação nunca aconteceu na Ladies Cup, primeiro título dele à frente do Inter, em 2023.
— Positivo também foi a forma como, dentro dessa inexperiência de viver momentos atrás no placar, como elas se comportaram. Foi positivo porque elas logo levantaram a guarda e terminaram o jogo com quase 100 minutos assim fazendo — avaliou.
O calor de 35 graus e sensação térmica de aproximadamente 40 afetou o jogo, mas, conforme o técnico, o desgaste físico provocado pela alta temporada estava no planejamento da partida. O gol logo aos seis minutos deixou as condições ainda mais desfavoráveis.
— Estávamos preparados para ele (o gol) porque, dentro da imprevisibilidade do jogo, a gente precisava considerar esse aspecto. Mas sabíamos que se conseguíssemos dar o primeiro golpe, sair na frente do placar, teríamos benefícios por isso — acrescentou.
Além disso, o fato de não conseguir segurar a vantagem por muito tempo também comprometeu o desenrolar da disputa, opinou Basso.
— Quando nós conseguimos se desprender, se expor mais, incomodar mais o Corinthians, nós ficamos porquíssimo tempo à frente do placar — acrescentou.
E é justamente nesse contexto o principal ensinamento que o técnico quer que as Gurias Coloradas absorvam para o ano: lidar com as adversidades.
—Nós vamos trabalhar, sim, para sermos tão fortes, tão consistentes quando sairmos à frente do placar, mas também para ser uma equipe forte, equilibrada, quando a adversidade e a imprevisibilidade do jogo se apresentarem, como foi no caso do jogo de hoje com um gol muito cedo — explicou.
Não do jeito que a torcida esperava, mas o pontapé inicial do futebol feminino no Beira-Rio em 2024 foi dado. Apesar do começo negativo, a promessa foi de conquistas.
— Nós vamos ter mais um ano muito produtivo, cheio de conquistas e nós vamos voltar a mente aqui, nesse dia de hoje, na nossa estreia: tudo começou naquele 10 de fevereiro, às 10 e meia da manhã, no Beira-Rio. A nossa convicção não está nem um pouco arranhada — enfatizou Brenno Basso.
Contratações
O diretor de futebol Élis Rodrigues Filho também participou da coletiva. Em uma das respostas, o dirigente reafirmou a confiança na qualidade do elenco colorado, mas não descartou contratações.
— A gente não vai fazer terra arrasada em um jogo como hoje, com um adversário de muita qualidade, clima adverso, mas, sim, continuaremos no radar, e se tivermos alguma oportunidade, buscaremos reposições e novas contratações — comentou.