As Gurias Coloradas saíram em vantagem na decisão do Gauchão Feminino sub-17. No primeiro Gre-Nal da final, o time de David da Silva venceu por 1 a 0, com gol de Gabi Inácio, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.
Agora, o Grêmio precisa do triunfo no próximo sábado (11), às 11h, no Vieirão, para forçar uma definição nos pênaltis. Em caso de empate ou nova vitória, o Inter garantirá o bicampeonato.
O Gre-Nal começou eletrizante. Aos 5 minutos, as atuais campeãs tiveram a primeira chance. Gabi Inácio cruzou, da direita, mas antes que Stephanie pudesse finalizar, a defesa do Grêmio fez o desarme. No rebote, Júlia Mocelin não conseguiu a conclusão.
A partir do minuto 9, no entanto, as polêmicas começaram a se instaurar no Sesc Protásio Alves. Após falta na zagueira Ana Saadi, no meio de campo, a atacante Stephanie foi expulsa. Os questionamentos do Inter, no entanto, foram por conta do critério da arbitragem. Inicialmente, Allan Ricardo havia dado apenas o cartão amarelo para a atacante colorada. Mas, enquanto a defensora tricolor recebia atendimento, voltou atrás, e mudou a cor do cartão: Gurias Coloradas com uma a menos.
Com a superioridade numérica, o Grêmio se lançava ao ataque em busca da vantagem. Especialmente, pelo lado direito, com a qualidade de Gisele - atacante utilizada, inclusive, pelo técnico Tchelo no Gauchão profissional.
Mesmo com uma a menos, o Inter logo conseguiu equilibrar a partida e, aos 30, o técnico David da Silva promoveu a primeira troca: a meia Júlia Mocelin saiu de campo para a entrada da atacante Ana Régio.
No último minuto antes de se encerrar a primeira etapa, o Tricolor ainda teve chance de sair na frente no marcador. A artilheira Papel arriscou, da entrada da grande área, mas mandou pela linha de fundo.
Na volta do intervalo, após o Inter voltou diferente: a estreante Kathrylin deu lugar à Sarah Maciel no meio de campo.
O Grêmio quase saiu na frente aos 10. A lateral-esquerda Vidal cobrou escanteio perfeito, na cabeça da centroavante Helô, mas antes que a bola morresse no fundo das redes, a goleira Camilly fez a defesa.
As primeiras trocas do Tricolor vieram aos 17 minutos: a zagueira Ana Saadi e a volante Nicoli saíram para as entradas da zagueira Brenda e da atacante Vivi. Logo na sequência, mais uma substituição na parte ofensiva: Maria foi para o banco e Fe entrou no jogo.
Mas foi o Inter quem saiu na frente. Aos 22 minutos, Gabi Inácio puxou contra-ataque rápido, venceu a marcação do Grêmio e ficou cara a cara com a goleira Nathy. Com frieza, a atacante colorada mandou entre as pernas da defensora e colocou o time de David da Silva em vantagem.
A última troca do técnico colorado veio aos 30 minutos do segundo tempo, quando Lara Matos foi a campo no lugar de Myka.
Com uma a mais, o Grêmio tentava de todas as formas buscar o empate. Primeiro, em finalização da centroavante Helô, da entrada da área. Depois, em bate e rebate na área, em que a defesa do Inter conseguiu afastar.
Sem sucesso, o Tricolor saiu em desvantagem na partida de ida. Enquanto, o Colorado pode até empatar o segundo duelo para garantir o bicampeonato. O confronto decisivo ocorre no próximo sábado (11), às 11h, no Vieirão, em Gravataí.