As Gurias Coloradas deram o primeiro passo para reconquistar a hegemonia do Gauchão Feminino. Nesta quarta-feira (22), no Beira-Rio, o Inter venceu o Grêmio por 2 a 0 e saiu na frente na briga pelo título estadual. Priscila, aos cinco minutos, e Belén Aquino, aos 24, marcaram os gols do confronto, que também encerrou um jejum de cinco clássicos das coloradas sem vencer o principal rival.
Com o resultado, o Inter pode perder por até um gol de diferença na decisão da Arena, no domingo (26), às 10h30min, que mesmo assim será campeão gaúcho feminino de 2023. O Grêmio precisa de dois gols de vantagem para levar o jogo para os pênaltis ou então vencer por três de diferença para levar o título no tempo normal.
No lado das donas da casa, o técnico Lucas Piccinato fez duas trocas em relação ao time que se classificou contra o Juventude há 10 dias. Gabi Barbieri retornou ao gol com a saída de May da posição. Além disso, Belén Aquino voltou a ser titular e entrou na vaga de Carla Nunes. Já as Gurias Gremistas foram escaladas pelo treinador Tchelo com a mesma equipe que goleou o Brasil-Far na semifinal. Assim, Paola ficou no banco de reservas, com a manutenção de Shashá na lateral-direita e Dani Barão no trio de ataque.
Com um jogo bastante estudado no começo, a primeira oportunidade saiu dos pés de Djeni. Depois de Soll sofrer falta de Raissa Bahia, a camisa 8 colorada bateu colocado, parando apenas em Vivi, que espalmou para fora da área.
Depois do abafa inicial das Gurias Coloradas, o Grêmio assumiu as rédeas da partida, com mais volume de jogo, mas perdendo chances, principalmente em cobranças de falta alçadas para a área da goleira Gabi Barbieri.
Aos 22, Djeni cobrou escanteio para a área gremista, a bola bateu em Jessica Peña e só não entrou pois Vivi conseguiu fazer a interceptação praticamente na linha do gol. O Grêmio tentou responder, aos 33, quando Rafa Levis arriscou da entrada da área, mandando nas mãos de Gabi Barbieri.
A melhor chance colorada saiu um minuto depois. Djeni mais uma vez cobrou uma bola parada dentro da área gremista e Soll ganhou de cabeça da defesa gremista. A bola passou raspando a trave de Vivi, porém foi para fora. Quando a etapa inicial ia se encaminhando para seu final, Karla Alves carimbou a trave das Gurias Coloradas em cobrança de falta.
As atuações do primeiro tempo agradaram os dois treinadores, que optaram por voltar para a etapa final com as mesmas 11 jogadoras que iniciaram a partida. Logo no primeiro minuto, Belén Aquino recebeu na ponta direita e mandou um chute, meio cruzamento, que encobriu Vivi e carimbou o travessão gremista.
A pressão das donas da casa surtiu efeito aos cinco minutos. Djeni cobrou escanteio dentro da área, Isa Haas deu um toque leve, a defesa gremista bateu cabeça e sobrou para Priscila, artilheira colorada na temporada. Recentemente convocada para a Seleção, a camisa 19 não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar no primeiro clássico Gre-Nal da decisão do Gauchão Feminino.
A resposta das Gurias Gremistas não demorou a chegar. No minuto seguinte, a meia que joga improvisada como lateral-esquerda Raissa Bahia recebeu nas costas da defesa colorada, avançou e chutou, com a bola passando rente a trave de Gabi Barbieri.
Atrás no placar, o técnico Tchelo fez sua primeira troca aos 19 minutos. Raissa Bahia sentiu e deu lugar para Gabizinha na partida. Assim, Caty foi deslocada para a lateral-esquerda e a camisa 17 entrou no ataque das Gurias Gremistas. Mas quem marcou foi o Inter, mais uma vez. Craque da seleção uruguaia, Belén Aquino driblou a defesa gremista e arriscou da entrada da área. O chute foi no canto e venceu a goleira Vivi, abrindo 2 a 0 para as coloradas no marcador.
Autora de um gol de falta no Gre-Nal na fase classificatória, Rafa Levis quase repetiu o golaço, aos 27. Ela bateu colocado, mas dessa vez a bola explodiu no travessão de Gabi Barbieri. Os dois treinadores mudaram novamente e o cenário da partida ficou claro. O Grêmio tinha mais a posse de bola, com o Inter escapando nos contra-ataques, quando levava mais perigo para a goleira Vivi.
As últimas chances criadas na partida não foram suficientes para alterar o resultado do primeiro jogo da decisão do Gauchão Feminino, que garante uma boa vantagem para as Gurias Coloradas no jogo do próximo domingo, quando o título será decidido na Arena do Grêmio.
Gauchão — Final (ida) — 22/11/23
Inter (2)
Gabi Barbieri; Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha (Zóio, 35'/2ºT), Djeni e Letícia Monteiro (Analuyza, 35'/2ºT); Soll (Carla, 27'/2ºT), Priscila (Carla Nunes, 45'/2ºT) e Belén Aquino. Técnico: Lucas Piccinato
Grêmio (0)
Vivi; Shashá, Pati Maldaner, Mónica Ramos e Raíssa Bahia (Gabizinha, 18'/2ºT); Jessica Peña, Karla Alves (Manu Balbinot, 25'/2ºT) e Rafa Levis; Caty (Emmily Carla, 29'/2ºT), Dani Barão e Raquel Fernandes. Técnico: Tchelo
GOLS: Priscila (I), aos 5min, e Belén Aquino (I), aos 23min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Letícia Monteiro, Capelinha e Zóio (I); Caty e Gabizinha (G)
ARBITRAGEM: Marcello Domingues Neto, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Giovanni de Paula Medeiros
LOCAL: Beira-Rio, em Porto Alegre
Próximo jogo
Domingo, 26/11 — 10h30min
Grêmio x Inter
Arena — Gauchão — Final (volta)