O time feminino do Juventude foi homenageado, nesta quarta-feira (4), com o Prêmio Caxias na Câmara de Vereadores do município. O evento contou com a presença de jogadoras, integrantes da comissão técnica, diretores do departamento e do presidente do clube, Fábio Pizzamiglio.
Representando o Legislativo, além do vereador Lucas Caregnato (PT), que promoveu a homenagem, também se fizeram presentes José Dambrós (PSB), Estela Balardin (PT), Rose Frigeri (PT) e o deputado estadual Pepe Vargas (PT). Além do secretário municipal de esporte e lazer, Gabriel Citton.
— Essa homenagem vem ao encontro de reconhecer e valorizar as iniciativas e projetos que dão certo. Esse é o caso do time feminino do Juventude. Uma trajetória que teve início na década de 2000, quando o time foi tricampeão gaúcho (2004, 2005, 2006), campeão da Copa Sul-Brasileira (2004) e campeão do Gauchão de Aspirantes (2006). Um trabalho de excelência que rendeu convocações para a Seleção Brasileira principal e no sub-17. Nos últimos anos, o Juventude deu passos importantes na retomada desse projeto, de relevância esportiva e social, e que já colhe os bons frutos. Em 2022, as Gurias Jaconeras conquistaram o título do Interior gaúcho e o acesso à Série A-2 do Brasileirão Feminino, e ainda seguem com 100% de aproveitamento no Gauchão. Um trabalho construído a várias mãos: atletas, o técnico Luciano Brandalise, equipe técnica e todo o clube. Registro aqui o nosso reconhecimento e agradecimento por levar e representar o nome da nossa cidade por onde vocês passam — exaltou o vereador Lucas Caregnato.
O Juventude reativou as atividades do departamento feminino em 2021. Na última temporada, o clube promoveu uma reformulação, que se iniciou com a chegada de Renata Armiliato para a coordenação. A partir de então, as Gurias Jaconeras foram campeãs do Interior, no Gauchão de 2022, e buscaram o acesso à Série A-2 do Brasileirão.
— Esse prêmio não é apenas um reconhecimento ao que foi alcançado até agora, mas também um estímulo para o futuro. É um lembrete que a muito a ser feito. Um prêmio para que o esporte feminino receba o reconhecimento que merece. Desta forma, o Juventude se compromete a continuar apoiando o futebol feminino e criando cada vez mais chances para jovens atletas — afirmou o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio.
Recentemente, as Gurias Jaconeras alcançaram a melhor sequência do clube desde a reabertura do departamento. Ao todo, são 10 jogos, com 10 vitórias. Além de 57 gols marcados e cinco sofridos. A campanha garantiu a liderança isolada da primeira fase do Gauchão e a classificação antecipada às semifinais.
O Prêmio Caxias é concedido pela Câmara de Vereadores para pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.