O Juventude alcançou, neste Gauchão Feminino, sua melhor sequência desde a reabertura do departamento. Ao todo, as Gurias Jaconeras entraram em campo 10 vezes, e venceram todas as partidas. Além disso, marcaram 57 gols e sofreram apenas cinco. A campanha garantiu a liderança isolada da primeira fase e a classificação antecipada às semifinais.
A sequência irretocável se iniciou com a goleada por 11 a 0 sobre o Vidal Pro, em 30 de julho, no Passo D'Areia, em Porto Alegre. A estreia no Estadual contou com gols de Aninha, três vezes, Vanice, Katy, duas vezes, Achley, Thalita, duas vezes, e Alice, também duas vezes.
Depois disso, foram vitórias sobre Flamengo de Tenente Portela (2x), Elite (2x), Cruzeiro, Futebol com Vida, Brasil de Farroupilha (2x) e Guarany-Ba. Nestes 10 confrontos, o Alviverde saiu de campo sem sofrer gols em seis oportunidades.
Neste período, o técnico Luciano Brandalise utilizou 26 atletas. Entre elas, apenas uma foi titular em todos os jogos: a atacante Aninha, que vem atuando como meia e já chegou a ser utilizada, também, como lateral. Além dela, a centroavante Kelly Becker disputou todas as 10 partidas — mas iniciou no banco de reservas em duas delas.
Em relação aos 57 gols marcados, a atacante Thalita é a artilheira. Até então, foram 20 marcados por ela, em nove jogos. Em relação a passes para gol, a maior assistente é a atacante Aninha, com seis.
As Gurias Jaconeras, agora, se preparam para os jogos mais difíceis do Gauchão Feminino: os embates com Grêmio e Inter. Em decorrência da paralisação para a Libertadores Feminina, o Juventude volta a campo apenas em 25 de outubro, às 19h, diante das Gurias Coloradas. O duelo ocorre no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.
Melhores sequências desde a retomada
- 2023 - Gauchão: 10 vitórias (100% de aproveitamento)
- 2022 - Gauchão: 8 vitórias e 2 empates (87% de aproveitamento)
- 2023 - Brasileirão A-3: 4 vitórias e 2 empates (78% de aproveitamento)
Sequência no Gauchão 2023
Números do Gauchão 2023
- 10 jogos
- 10 vitórias
- 57 gols marcados (média de 5,7 por jogo)
- 5 gols sofridos (média de 0,5 por jogo)
- artilheira: Thalita, com 20 gols
- líder de assistências: Aninha, com seis
- atleta com mais jogos: Aninha (titular nos 10 jogos) e Kelly Becker (titular em oito e ingressando no decorrer de dois)