A história das Gurias Coloradas na Libertadores Feminina segue sendo escrita com perfeição. Após a goleada sobre o Nacional, na estreia, o Inter voltou a campo nesta segunda-feira (9) e manteve os 100% de aproveitamento. Diante do América de Cali, no Estádio Pascual Guerrero, venceu por 4 a 2 e garantiu a classificação antecipada às quartas de final. Belén Aquino, Leticia Monteiro, Soll e Eskerdinha marcaram para o time gaúcho. Enquanto Catalina Usme e Wendy Natis descontaram para as colombianas.
Agora, o Inter apenas buscará confirmar a liderança da chave na próxima quinta-feira (12), às 19h30min, diante do Boca Juniors. Em caso de empate ou vitória, o time colorado encerrará a primeira fase no topo do Grupo D. O adversário dos matas sairá do Grupo C, que tem Corinthians, Colo-Colo e Libertad Limpeño disputando as duas vagas à próxima etapa.
Sem sentir a pressão da torcida local, o Inter iniciou a partida pressionando o América de Cali. Aos 4 minutos, a primeira chance veio após grande jogada de Belén Aquino, pela direita. A uruguaia passou por duas e deu o passe para que Leticia Monteiro cortasse a marcação e arriscasse o chute, mas mandasse para fora.
As Gurias Coloradas seguiam com mais volume de jogo, mas levaram um susto. Aos 15, Analuyza recuou mal e Gabi Barbieri teve de sair da grande área e se antecipar à atacante do América de Cali, que ficaria sozinha para tentar o chute.
Logo no minuto seguinte, veio a resposta do Inter. Em contra-ataque, Priscila acionou Belén Aquino na esquerda. A uruguaia limpou a marcação e bateu firme, com o pé direito, da entrada da grande área. Giraldo se esticou, mas não conseguiu impedir que a bola morresse no fundo das redes. A vantagem era colorada no Pascual Guerrero, em Cali.
O time da casa tentava responder, com a estrela da seleção colombiana Catalina Usme, mas sem sucesso. Foi dela, inclusive, a última chance criada pelo América antes de a partida ir para o intervalo. Aos 45, a camisa 10 cobrou falta pela esquerda e Ingrid Vidal cabeceou, para defesa segura de Gabi Barbieri.
Logo na sequência, mais uma vez, o Inter mostrou a força da dupla formada por Belén Aquino e Priscila. No meio de campo, a artilheira colorada lançou para que a uruguaia passasse pela zagueira Castañeda e pela goleira Coronel, mas perdesse o tempo da bola, que foi caprichosamente pela linha de fundo.
De toda forma, as Gurias Coloradas foram para o intervalo com a vantagem no placar. O 1 a 0 garantia a classificação antecipada das gaúchas às quartas de final da Libertadores Feminina.
A maior estrela do América de Cali, no entanto, deixou tudo igual logo no início do segundo tempo. Aos 3, a camisa 10 recebeu de Bonilla na entrada da grande área e, com espaço para finalizar, encobriu a goleira Gabi Barbieri.
Mas não deu nem tempo das colombianas comemorarem. No minuto seguinte, Belén Aquino recebeu de Djeni na esquerda. A atacante uruguaia avançou em velocidade e cruzou para Leticia Monteiro na área, que girou, limpou a marcação e mandou para o fundo das redes. As Gurias Coloradas estavam à frente mais uma vez.
Aos 12, mais um susto colorado na partida. Após escanteio pela esquerda, Bolt e Isa Haas furaram. A bola sobrou para Castañeda mandar no travessão. No rebote, Daniela Arias também mandou na trave. E, antes que alguém conseguisse empurrar para as redes, Gabi Barbieri agarrou e ficou com a bola.
Logo na sequência, duas chances criadas por Fabiola Sandoval quase ampliaram o placar em favor do Inter. Aos 18, cruzou para que Belén Aquino cabeceasse na rede pelo lado de fora. Depois, aos 20, deu o passe para que Djeni arriscasse e mandasse muito forte, pela linha de fundo.
O empate do América de Cali veio aos 29. Após cobrança de escanteio perfeita, Wendy Natis subiu mais alto do que Eskerdinha e Bruna Benites e mandou às redes. Mas a cena do início do segundo tempo se repetiu.
Logo no minuto seguinte, veio a reação colorada. Pati Llanos, que acabara de entrar no lugar de Leticia Monteiro, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Eskerdinha. E, se havia falhado no gol do América, a lateral corrigiu instantaneamente. Invadiu a área, passou pela zagueira e mandou com o pé esquerdo para o fundo das redes. O Inter estava, mais uma vez, na frente.
A classificação antecipada veio aos 36 minutos. Novamente, de uma estrela que saiu do banco de reservas. Da direita, Fabiola Sandoval cruzou na medida para que Soll cabeceasse às redes. O segundo gol dela na Libertadores Feminina. Agora, para carimbar a vaga às quartas.
Libertadores Feminina - 2ª rodada - 9/10/2023
América de Cali (2)
Nohelis Coronel; Daniela Arias, Wendy Natis, Tatiana Castañeda (Yantén, INT.) e Mariana Muñoz; Leury Basanta (Bonilla, INT.), Mariana Zamorano (Yantén, 25'/2º) e Sara Martínez (María Agudelo, 40'/2º); Elexa Bahr, Catalina Usme e Ingrid Vidal (Gabriela Rodríguez, INT.). Técnico: Gustavo Pineda.
Inter (4)
Gabi Barbieri; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha (Roberta, 40'/2º); Capelinha (Zóio, INT.), Djeni e Leticia Monteiro (Pati Llanos, 28'/2º); Analuyza (Fabiola Sandoval, INT.), Belén Aquino (Soll, 33'/2º) e Priscila. Técnico: Lucas Piccinato.
Gols: Belén Aquino (I), aos 16 minutos do primeiro tempo; Catalina Usme (A), aos 3, Leticia Monteiro (I), aos 5, Wendy Natis (A), aos 29, Eskerdinha (I), aos 30, Soll (I), aos 36, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Capelinha (I); Basanta, Ingrid Vidal (A)
Local: Estádio Pascual Guerrero, em Cali
Arbitragem: Adriana Farfan, auxiliada por Ines Choque e Elizabeth Blanco. O trio é boliviano.
Próximo jogo
Quinta-feira, 12/10 — 19h30min
Inter x Boca Juniors
Metropolitano de Techo, em Bogotá