As Gurias Coloradas foram sorteadas no Grupo D da Copa Libertadores Feminina. O clube terá a concorrência de Boca Juniors, América de Cali e Nacional. Em sua primeira participação, a equipe terá pela frente adversárias com experiência nesta competição.
O torneio será disputado de 5 até 21 de outubro em Cali e Bogotá, na Colômbia. Na primeira fase, 16 equipes estão distribuídas em quatro grupos, de quatro times. Na fase de grupos, os clubes se enfrentam dentro das chaves. Após esta etapa, apenas as duas melhores de cada chave se classificarão. A partir das quartas de final, serão jogos únicos até a definição da campeã.
Boca Juniors
Maior campeã argentina, a equipe do Boca Juniors chega para o torneio em uma busca de uma taça inédita. Em 2022, foi até a decisão, mas foi derrotada para o Palmeiras por 4 a 1.
Depois de conquistar o campeonato argentino no primeiro semestre, está na disputa da Copa da Liga Argentina Feminina. Nesta sexta-feira (15), às 15h10min (horário local), no Camp, sede do River, tem superclássico, pela quinta rodada da Copa da Liga Argentina. O time está com 100% de aproveitamento. Além disso, marcou 10 gols e sofreu apenas um.
Participações: será a oitava participação. No ano passado, foi vice-campeão.
Como conquistou a vaga: campeã argentina de 2022.
Técnica: Florencia Quiñones. Foi anunciada em abril deste ano pelo clube para a vaga de Jorge Martínez, acusado de abuso sexual por uma funcionária do clube. Aos 36 anos, a ex-jogadora já passou pelo próprio Boca, Barcelona e seleção argentina. Já havia sido auxiliar-técnica nas categorias de base do clube.
Destaque do elenco: Laurina Oliveros, goleira. Titular do gol da seleção da Argentina, acabou ficando de fora da Copa do Mundo Feminina por uma lesão na mão. Aos 30 anos, é um dos principais nomes do clube. Está no Boca desde 2020.
América de Cali
O clube é uma das referências no futebol feminino colombiano. O crescimento da modalidade no país ficou representada na campanha na Copa do Mundo, quando a equipe chegou até às quartas de final, de maneira inédita. Além disso, o rendimento histórico foi o melhor entre as seleções sul-americanas, já que Brasil e Argentina não passaram da fase de grupos.
No Mundial da Austrália e Nova Zelândia, três atletas do clube serviram à seleção principal: Daniela Arias, Catalina Usme e Diana Ospina.
Participações: vai para a quarta participação. No retrospecto, soma um vice-campeonato (2020) e duas vezes terminou em terceiro lugar (2019 e 2022).
Como conquistou a vaga: vice-campeã da Liga Feminina da Colômbia.
Técnico: Gustavo Pineda. Foi anunciado no início deste mês de setembro. Recentemente, dirigiu a categoria sub-20, onde comandou 55 jogos, nos quais alcançou 124 pontos em 165 disputados, com um aproveitamento total de 75%. Pineda também foi auxiliar técnico nos títulos conquistados pelo América em 2019 e 2022, no vice-campeonato da Copa Libertadores em 2020, e no terceiro lugar conquistado em 2022.
Destaque da equipe: Catalina Usme, meia. Jogadora de seleção, fez parte da campanha na Copa do Mundo. A atleta é a maior artilheira da Colômbia, com 52 gols. A colombiana também lidera a lista de maiores goleadoras da Libertadores Feminina com 30 gols.
Nacional
Adversária de estreia do Inter, a equipe do Nacional é a que mais vezes representou o Uruguai na competição sul-americana. O melhor desempenho foi em 2021, quando foi semifinalista, em sua última participação.
O retrospecto histórico na Libertadores tem alguns aspectos negativos em relação ao clube. As estatísticas apontam para o clube que mais perdeu, com 12 derrotas ao longo da história. Além disso, desponta como a pior defesa, com 65 gols sofridos.
Participações: vai para a sexta participação. Chegou até a semifinal em 2021.
Como conquistou a vaga: campeão uruguaia de 2022.
Técnico: Diego Testas. O atual técnico está no clube desde 2021. Nesta temporada, conduziu o clube até o título do Torneio Intermedio do Uruguai.
Destaque da equipe: Ángela Gómez, meia. Aos 21 anos, a atleta está no clube desde 2020. Aos poucos, também assumiu a capitania do elenco. A atleta também soma passagens pelas categorias de base da seleção do Uruguai.
Agenda de jogos do Inter na fase de grupos
1ª rodada: Nacional x Inter
2ª rodada: América de Cali x Inter
3ª rodada: Inter x Boca Juniors