No primeiro teste sob o comando do técnico Tchelo, as Gurias Gremistas venceram. Na noite desta quinta-feira (7), o time tricolor realizou um amistoso com o Nacional, no Estádio Casto Martínez Laguarda, no Uruguai, e triunfou por 3 a 1. Os gols da vitória foram marcados por Cássia, Dani Barão e Pyetra.
A primeira escalação do treinador gremista teve: Vivi Holzel; Paola, Mónica Ramos, Pati Maldaner e Raissa Bahia; Karla Alves, Jéssica Peña, Cássia e Shashá; Caty e Raquel Fernandes.
As principais novidades na escalação inicial foram os ingressos de duas gurias formadas na base atuando nas laterais: a atacante Paola, que jogou pela direita, e a meia Raissa Bahia, utilizada na esquerda. Este é um dos setores em que o Grêmio mais sofre com lesões: as titulares Sinara e Natane romperam o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho e estão no departamento médico.
No decorrer do confronto, todas as opções que estavam no banco de reservas também foram testadas: a goleira Iasmin Paixão, a zagueira Tuani, a lateral-direita Laís Giacomel, a volante Lari Sanchez, a meia Rafa Levis e as atacantes Dani Barão e Pyetra — esta, de 18 anos e que integra o elenco sub-20.
O Grêmio quase saiu na frente logo aos 13 minutos, em tentativa de gol olímpico de Karla Alves, em sua reestreia pelo Tricolor. A bola acabou no travessão, e as redes só foram balançadas aos 32. Após escanteio cobrado pela meia, Cássia subiu mais alto que a defesa adversária e abriu o placar, de cabeça.
Ainda no primeiro tempo, no entanto, o Nacional tratou de empatar. Aos 40 minutos, Ceci Gómez deixou tudo igual para a equipe da casa.
Mas o 1 a 1 não durou muito tempo. Na etapa complementar, foi a vez de Dani Barão vencer a defesa do Nacional e mandar com o pé direito para o fundo das redes.
Antes do apito final, ainda deu tempo da jovem Pyetra deixar a sua marca. Com 18 anos, a atacante teve sua primeira oportunidade entre as profissionais, e não desperdiçou. Aos 40 minutos, ingressou na grande área com velocidade e, cara com a cara com a goleira, não hesitou em mandar no cantinho, garantindo a vitória.
As Gurias Gremistas seguem, agora, a preparação para o Gauchão Feminino. A expectativa é que a estreia tricolor ocorra em 24 de setembro, ainda com adversário a definir.