A tarde de domingo (17) foi marcada por um fato atípico no Gauchão Feminino. No Campo da Fras-le, em Caxias do Sul, o Guarany-Ba entrou em campo com apenas nove atletas para enfrentar o Juventude pela sétima rodada.
As Gurias Jaconeras iam vencendo por 16 a 0, até que aos 25 minutos do segundo tempo o duelo foi encerrado. Três atletas do time visitante saíram de campo lesionadas e, portanto, o Guarany-Ba tinha apenas seis gurias à disposição.
A interrupção da partida está prevista no regulamento geral de competições da FGF. No artigo 63, consta: "nenhuma partida das competições coordenadas pela FGF poderá ser iniciada ou reiniciada com menos de 7 (sete) atletas constantes na pré-escala ou formulário padrão da FGF (modelo do site) do jogo, por quaisquer das equipes disputantes".
As atletas do Guarany-Ba, que saíram de campo lesionadas, não tinham condições físicas de retornar ao campo. Por conta disso, o jogo foi momentaneamente encerrado pelo árbitro Mateus Wagner.
O complemento da partida, no entanto, foi remarcado para esta terça-feira (19), às 15h, no Campo da Fras-le. A expectativa seria que os 20 minutos restantes fossem disputados. No entanto, a reportagem de GZH contatou o clube de Bagé, e a equipe confirmou que não virá para Caxias do Sul na data agendada.
Com isso, deve valer o artigo 31 do regulamento geral de competições da FGF, que prevê: "se o clube que houver dado causa à suspensão, era na ocasião ganhador da partida, será ele declarado perdedor, pelo escore de 3x0 (três a zero); se era perdedor, o adversário será declarado vencedor pelo placar de 3x0 (três a zero) ou pelo placar do momento da suspensão, prevalecendo o que for mais favorável ao adversário".
Por conta disso, a expectativa é que o Juventude seja declarado vencedor do confronto pelo resultado de 16 a 0. Quanto ao Guarany-Ba, o artigo 75 do regulamento geral prevê que "o clube que não comparecer a partida, comparecer intencionalmente com menos de 7 (sete) atletas ou se atrasar além dos 30 (trinta) eminutos previstos no parágrafo 2º (segundo) do presente artigo, sem justo motivo, será excluído da competição".
A equipe bajeense, no entanto, já estava eliminado do Estadual. O Guarany-Ba encerrou o Gauchão na lanterna, sem pontos somados.