Após o Governo Federal permitir a adoção de ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, os órgãos gaúchos de educação também fizeram recomendações acerca disso. A reportagem de GZH contatou o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Secretaria de Educação do RS (Seduc).
Em escolas particulares e universidades gaúchas, as instituições de ensino têm autonomia para decidir como vão proceder. Caso optem por suspender as aulas em dias de jogos, os pais devem ser informados com antecedência e a carga horária terá de ser cumprida posteriormente. De 24 a 29 de julho, no entanto, as escolas particulares cumprem período de recesso, que contemplará os dois primeiros jogos do Brasil.
A respeito das escolas municipais, a Smed de Porto Alegre afirmou que não haverá mudanças nos cronogramas de aulas em decorrência da Copa do Mundo. O recesso escolar ocorre de 24 a 28 de julho e, assim como nas particulares, será nos dois jogos iniciais da Seleção.
Por fim, a respeito das escolas estaduais, a Seduc informou que os dois primeiros jogos serão realizados durante o recesso escolar e, por conta disso, ainda não há um posicionamento a respeito do confronto com a Jamaica.