O Brasil de Farroupilha foi o primeiro time a conquistar o título do Interior. O único a buscar a taça em duas oportunidades e a disputar a Série A-2 do Brasileirão por duas vezes. O objetivo, agora, é retomar esse protagonismo no Gauchão Feminino.
— Tem essa questão de sermos bicampeões do Interior, já termos disputado duas vezes a Série A-2, mas estamos com pé no chão e cautela. Hoje, o campeonato é outro. O futebol feminino gaúcho está crescendo a cada dia. Temos 10 equipes, contando com a dupla Gre-Nal, no Gauchão. Então, eu digo para elas que é pé no chão, que estão num clube que dá todas as condições, que privilegia elas perante outros clubes. Então, trabalhamos muito forte com isso, e por convicção, porque não temos obrigação de ter o feminino — avalia o técnico Leonardo Antunes.
A preparação para o estadual se iniciou há apenas duas semanas. O time da Serra foi o último a começar os treinamentos com foco no Gauchão. No entanto, o volume dos trabalhos está maior, com o grupo se reunindo até cinco vezes na semana.
— Começamos faz duas semanas, um pouco tarde pela questão de logística e recursos, também. Mas conseguimos dar o pontapé inicial e estamos treinando quatro vezes por semana, dependendo da situação, até cinco. Estamos pegando bem forte na preparação física, já estamos tendo também a questão tática. E esperando a chegada de mais uns quatro ou cinco reforços, para situações pontuais: uma meio-campo, uma zagueira, uma goleira — conta o treinador.
O rubro-verde já confirmou as chegadas das atacantes Kim e Isa Padilha, ex-Juventude, para o Estadual. Além delas, a atacante Sthefani, vinda do Athletico-PR, e a meia Gabrielle, que estava na LDU e também já defendeu o Vasco, desembarcaram em Farroupilha. A expectativa é buscar mais algumas gurias para compor o grupo.
— Pretendemos trabalhar com 25 gurias, até 27. Por enquanto, estamos com 20/21 confirmadas. Temos algumas ainda em avaliação, que são aqui da região — explica.
A estreia do Brasil-Far seria contra o Elite, neste domingo, mas foi adiada por um pedido do rubro-verde. O clube jogará no mesmo dia pela Série A-2 do Gauchão, também nas Castanheiras. Com isso, a partida de abertura será contra o Cruzeiro, no domingo seguinte (6), às 15h.
— A nossa estreia será contra o Cruzeiro, que tem meninas experiente. A gente sabe, tem meninas do futebol 7 da região metropolitana, algumas muito experientes do futsal, principalmente. Então, não vai ser fácil. Estamos com essa expectativa de que vai ser um espetáculo grande. É um clube que está dando visibilidade na grande Porto Alegre, além da dupla Gre-Nal. E com uma estrutura muito legal, proporcionando os treinos, os jogos no estádio do clube.
No dia 13 de agosto, ocorre a estreia nas Castanheiras. O duelo será com o Flamengo de São Pedro, às 15h.