A Copa do Mundo Feminina 2023, que está sendo disputada na Austrália e na Nova Zelândia, teve seu décimo segundo dia nesta segunda-feira (31). Três partidas ocorreram e fatos novos aconteceram na madrugada desta sexta nos dois países da Oceania.
O Japão goleou a Espanha, por 4 a 0, ficando com a liderança do Grupo C, que ainda teve a vitória de Zâmbia por 3 a 1 sobre a Costa Rica, em duelo entre eliminadas. Já no Grupo B, as donas da casa, da Austrália, garantiram a classificação com uma vitória maiúscula por 4 a 0 sobre o Canadá. A outra seleção classificada foi Nigéria, que segurou um empate sem gols com a Irlanda e é a primeira africana a avançar para as oitavas.
Japão 4x0 Espanha - Grupo C
A goleada não mostra o que foi o jogo. A Espanha teve o comando completo de todas ações da partida, parou na disciplinada defesa japonesa e sofreu os gols em contra-ataques precisos. A partida entre as duas líderes da chave - que entraram em campo já classificadas - acabou com as asiáticas em primeiro e as europeias em segundo. A vitória japonesa veio dos pés de Miyazawa duas vezes, Ueki e Tanaka.
Costa Rica 1x3 Zâmbia - Grupo C
As duas eliminadas antecipadamente fizeram um bom jogo, com quatro gols e um futebol aberto. Os gols africanos foram de Mweemba, Banda e Kundananji. Melissa Herrera descontou para as centro-americanas. A campanha costarriquenha na Copa acabou com três derrotas.
Irlanda 0x0 Nigéria - Grupo B
Apesar do empate sem gols, as nigerianas garantiram a classificação para as oitavas de final. As irlandesas terminaram em últimas da chave, com apenas um ponto somado neste empate. A Nigéria contou com a vitória das anfitriãs australianas no outro jogo do grupo para garantir que não fosse ultrapassada pelas rivais canadenses.
Canadá 0x4 Austrália - Grupo B
A goleada maiúscula agitou as arquibancadas tomadas pela torcida da casa. As Matildas, como são conhecidas as jogadoras da seleção australiana feminina, dominaram a partida desde os primeiros movimentos. O resultado veio ao natural, com gols marcados por Raso, duas vezes, Fowler e Catley já nos acréscimos do segundo tempo.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.