A dupla Gre-Nal vive situação similar no futebol feminino. Enquanto o Grêmio ficou sem técnico em 23 de junho, quando Felipe Endres recebeu uma proposta para integrar a comissão de Paulo Turra no Santos; o Inter perdeu seu treinador nesta segunda-feira (10). Maurício Salgado recebeu uma proposta do Flamengo e rescindiu contrato com o clube colorado.
Agora, os dois clubes terão de ir ao mercado em busca de novos profissionais para os compromissos que ainda restam na temporada. As duas equipes disputarão o Gauchão. Além disso, as Gurias Coloradas também jogarão a Libertadores.
GZH lista cinco técnicos que podem assumir o comando das equipes na sequência do ano.
Camilla Orlando
Atualmente no Real Brasília, a técnica de 39 anos desponta como uma das favoritas pelo Inter. Ex-atleta do clube e campeã do Brasileirão sub-18 como auxiliar técnica, em 2019, Camilla também comandou o Bragantino e teve uma passagem pelos Emirados Árabes.
Nesta temporada, assumiu o comando do Real Brasília, após a saída de Adilson Galdino. Ao todo, esteve à frente da equipe em 10 partidas, com quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates. O time do Distrito Federal se despediu do Brasileirão Feminino na 11ª colocação.
Rosana Augusto
Também ex-atleta, Rosana Augusto é mais uma que está empregada. No comando do Bragantino, conquistou o acesso à Série A-1 do Brasileirão Feminino, com 10 vitórias, uma derrota e dois empates em 13 jogos. Isso, com o título da segunda divisão, após vencer o Fluminense na decisão.
Na carreira de atleta, defendeu o Inter, de 2002 a 2004. Enquanto, como treinadora, iniciou no Athletico-PR, em 2021.
Lindsay Camila
Uma das vencedoras técnicas no mercado, Lindsay está no mercado desde março, quando foi demitida do Atlético-MG. Durante o Brasileirão, foram duas vitórias e três derrotas antes de deixar o comando da equipe. A treinadora chegou ao Galo em 2021, e saiu do clube após 37 jogos — 18 vitórias, sete empates e 12 derrotas. Além do bicampeonato mineiro.
Na carreira, ficou marcada como a primeira técnica mulher a conquistar a Libertadores, à frente da Ferroviária, em 2020. Seu nome desponta como um dos favoritos do Grêmio para a sequência do ano.
Marcelo Frigerio
Único estrangeiro na lista, Marcelo é italiano, mas também tem cidadania brasileira. Técnico desde 2011, acumula passagens por diversas equipes nacionais: Cruzeiro, 3B da Amazônia e Avaí Kindermann, por exemplo.
Recentemente, estava na seleção paraguaia feminina, onde comandou a equipe na Copa América de 2022. Ao todo, foram três vitórias e três derrotas, que deixaram o Paraguai na quarta colocação.
Lucas Piccinato
Com seu último trabalho no São Paulo, Lucas Piccinato é o mais novo da lista. Com 33 anos, é técnico desde 2017, quando comandou o Centro Olímpico. Posteriormente, em 2019, transferiu-se para o tricolor paulista e ficou lá de 2019 a 2022 — quando conquistou o Brasileirão Feminino A-2, em 2019, e a Ladies Cup, em 2021. Ao todo, foram 131 partidas, com 83 vitórias, 23 empates e 25 derrotas pelo São Paulo.
Lucas Piccinato está mercado desde que foi demitido do tricolor paulista, em dezembro do ano passado.