Futebol feminino

Quem vem?
Notícia

Cinco técnicos que podem assumir Grêmio e Inter no Gauchão Feminino

Dupla Gre-Nal está no mercado em busca de novos comandantes 

Carolina Freitas

Esporte

Enviar emailVer perfil

A dupla Gre-Nal vive situação similar no futebol feminino. Enquanto o Grêmio ficou sem técnico em 23 de junho, quando Felipe Endres recebeu uma proposta para integrar a comissão de Paulo Turra no Santos; o Inter perdeu seu treinador nesta segunda-feira (10). Maurício Salgado recebeu uma proposta do Flamengo e rescindiu contrato com o clube colorado. 

Agora, os dois clubes terão de ir ao mercado em busca de novos profissionais para os compromissos que ainda restam na temporada. As duas equipes disputarão o Gauchão. Além disso, as Gurias Coloradas também jogarão a Libertadores. 

GZH lista cinco técnicos que podem assumir o comando das equipes na sequência do ano. 

Júlio César Silva / Real Brasília/Divulgação
Camilla Orlando, no Real Brasília, é uma das favoritas do Inter

Camilla Orlando 

Atualmente no Real Brasília, a técnica de 39 anos desponta como uma das favoritas pelo Inter. Ex-atleta do clube e campeã do Brasileirão sub-18 como auxiliar técnica, em 2019, Camilla também comandou o Bragantino e teve uma passagem pelos Emirados Árabes. 

Nesta temporada, assumiu o comando do Real Brasília, após a saída de Adilson Galdino. Ao todo, esteve à frente da equipe em 10 partidas, com quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates. O time do Distrito Federal se despediu do Brasileirão Feminino na 11ª colocação.

Rosana Augusto 

Também ex-atleta, Rosana Augusto é mais uma que está empregada. No comando do Bragantino, conquistou o acesso à Série A-1 do Brasileirão Feminino, com 10 vitórias, uma derrota e dois empates em 13 jogos. Isso, com o título da segunda divisão, após vencer o Fluminense na decisão. 

Na carreira de atleta, defendeu o Inter, de 2002 a 2004. Enquanto, como treinadora, iniciou no Athletico-PR, em 2021.   

Daniela Veiga / Atlético-MG/Divulgação
Lindsay Camila é campeã da Libertadores pela Ferroviária

Lindsay Camila

Uma das vencedoras técnicas no mercado, Lindsay está no mercado desde março, quando foi demitida do Atlético-MG. Durante o Brasileirão, foram duas vitórias e três derrotas antes de deixar o comando da equipe. A treinadora chegou ao Galo em 2021, e saiu do clube após 37 jogos — 18 vitórias, sete empates e 12 derrotas. Além do bicampeonato mineiro. 

Na carreira, ficou marcada como a primeira técnica mulher a conquistar a Libertadores, à frente da Ferroviária, em 2020. Seu nome desponta como um dos favoritos do Grêmio para a sequência do ano. 

Marcelo Frigerio

Único estrangeiro na lista, Marcelo é italiano, mas também tem cidadania brasileira. Técnico desde 2011, acumula passagens por diversas equipes nacionais: Cruzeiro, 3B da Amazônia e Avaí Kindermann, por exemplo. 

Recentemente, estava na seleção paraguaia feminina, onde comandou a equipe na Copa América de 2022. Ao todo, foram três vitórias e três derrotas, que deixaram o Paraguai na quarta colocação. 

Rubens Chiri / São Paulo/Divulgação
Lucas Piccinato teve última passagem no São Paulo

Lucas Piccinato 

Com seu último trabalho no São Paulo, Lucas Piccinato é o mais novo da lista. Com 33 anos, é técnico desde 2017, quando comandou o Centro Olímpico. Posteriormente, em 2019, transferiu-se para o tricolor paulista e ficou lá de 2019 a 2022 — quando conquistou o Brasileirão Feminino A-2, em 2019, e a Ladies Cup, em 2021. Ao todo, foram  131 partidas, com 83 vitórias, 23 empates e 25 derrotas pelo São Paulo. 

Lucas Piccinato está mercado desde que foi demitido do tricolor paulista, em dezembro do ano passado.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Atualidade

08:10 - 10:00