Restam 90 minutos para o Juventude lutar por uma vaga inédita à final do Brasileirão Feminino A-3. Após conquistar o acesso à Série A-2 da competição nacional, o Alviverde sonha com um passo a mais e, talvez, o primeiro título nacional do futebol feminino gaúcho.
Para isso, no entanto, a missão não é fácil. Após perder a partida de ida para o Mixto-MT por 2 a 0, na Montanha dos Vinhedos, o Ju precisa reverter a desvantagem na Arena Pantanal, neste domingo (11), às 11h. Se triunfar por dois gols de diferença, o Alviverde leva a decisão aos pênaltis. Se balançar as redes em três ou mais oportunidades, se classificará no tempo normal. Ao time mandante, empate, vitória e até derrota por um gol de diferença servem.
— Nós fizemos um bom jogo, foi decidido nos detalhes. No início, elas começaram melhor, conseguiram o gol cedo, e a gente sofreu até os 15, 20 minutos, mas nos adaptamos ao jogo. No segundo tempo, tivemos mais posse de bola, propusemos o jogo, mas não saiu o gol, podia ter saído com a Thalita. Elas tiveram duas chances claras de gol no primeiro tempo, nós também. Foi um jogo parelho e, no detalhe, elas venceram. Teve o pênalti, também, que não foi. Mas o time se portou bem, nos adaptamos bem e vamos para lá fazer um bom jogo, buscar algum resultado. As gurias estão motivadas — avalia o técnico Luciano Brandalise.
As Gurias Jaconeras chegam para o duelo decisivo precisando de algo que ainda não aconteceu na Série A-3: reverter um resultado. Nas fases iniciais, o Ju venceu Criciúma e Toledo nas duas oportunidades e, depois, empatou por duas vezes com o Pinda. O placar adverso na Montanha dos Vinhedos, no último domingo, foi atípico para o Alviverde. Mas não deve abalar no confronto decisivo.
— Vimos que o time delas é mais adulto, mais rodado, com jogadoras mais experientes e um grupo maior que o nosso, com opções, mas estamos bem tranquilos pela campanha feita — reitera o treinador.
De toda forma, o Juventude sabe que fez história. Com o primeiro acesso do Interior gaúcho no futebol feminino, o Alviverde luta pelo algo mais daqui em diante. Se conseguir, duelará com Remo-PA ou VF4-PB na busca pelo primeiro título nacional do RS na modalidade.