Em evento marcado para esta terça-feira (27), às 16h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, serão conhecidas as atletas que irão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina. A relação contemplará 26 nomes, mas três ficarão na condição de suplentes.
A convocação marca os últimos eventos da programação na contagem regressiva para a estreia. Esta lista servirá tanto para o Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, como para o último amistoso de preparação. No próximo domingo (2), às 10h30min, o Brasil vai encarar o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Para definir os 26 nomes, a técnica Pia Sundhage teve um período de atividades na última semana com atletas que encerraram a temporada na Europa. A concentração com 15 jogadoras foi encerrada com um jogo-treino contra o time masculino sub-15 do Botafogo, na Granja Comary, no Rio de Janeiro. Ao longo dos dias, as atletas passaram por testes físicos e treinos táticos.
Neste grupo, além dos nomes que deverão estar na lista final, haviam jogadoras que ainda sonham com uma vaga, como o caso de Andressa Alves, que encerrou contrato com a Roma. Uma gaúcha também esteve presente: Mônica Hickmann, zagueira que atua no futebol espanhol. A defensora esteve na Copa do Mundo da França, em 2019, mas não teve presença efetiva neste novo ciclo.
Na luta pelo sonho de conquistar sua primeira Copa do Mundo, a Seleção Brasileira vive a construção de um novo grupo, com o protagonismo de atletas mais jovens e a experiência de figuras como Marta. Este será o primeiro mundial sem a presença de Formiga, que já se despediu da amarelinha. Por outro lado, algumas jovens terão a primeira oportunidade em uma Copa do Mundo.
Apesar da base montada e que já foi apresentada na campanha do título da Copa América, no ano passado, ainda há expectativa de nomes que possam surgir na lista final. Entre as especulações estão, por exemplo, Cristiane e Aline Gomes. De um lado, temos uma das maiores jogadoras do futebol mundial e que segue em atividade no Santos, aos 38 anos. De outro, uma da promessas no cenário nacional, que esbanja qualidade aos 17 anos, atuando pela Ferroviária e já com passagens pela Seleção de base e principal.
A trajetória no Mundial irá começar para o Brasil contra o Panamá, no dia 24 de julho, às 8h (horário de Brasília), em Adelaide. Sorteada na Chave F, a sequência terá França, na segunda rodada, e o último duelo da fase dos grupos contra a Jamaica.
A programação da Seleção Brasileira:
- 27 de junho: convocação para a Copa do Mundo e amistoso contra o Chile;
- 1° de julho: apresentação em Brasília;
- 2 de julho: amistoso contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha;
- 3 de julho: viagem para a Austrália;
- 5 de julho: início dos treinamentos em Gold Coast, na Austrália;
- 18 de julho: chegada em Brisbane, na Austrália, na base de treinos para a Copa do Mundo;
- 24 de julho: Brasil x Panamá, estreia da Seleção no Mundial;
- 29 de julho: Brasil x França, segunda rodada;
- 2 de agosto: Brasil x Jamaica, última rodada da fase de grupos.