As Gurias Coloradas terão um duelo de peso pelas quartas de final do Brasileirão Feminino. Após conquistarem a classificação na sexta colocação, as gaúchas enfrentarão a Ferroviária por uma vaga à fase seguinte. As Guerreiras Grenás, como são conhecidas, já buscaram o título em duas oportunidades (2014 e 2019) e almejam o tri.
— O objetivo é o título. Durante toda a primeira fase, o time deixou bem nítido que a briga era para ficar entre as primeiras posições, porque sabe a importância que isso tem nas fases seguintes — afirma a jornalista Cárila Covas, do portal Dimensão Grená.
Durante a fase inicial, a Ferrinha conquistou 34 dos 45 pontos que disputou. Ao todo, foram 11 vitórias, três derrotas e apenas um empate. Além de 38 gols marcados e 16 sofridos. A artilheira da equipe é a atacante Aline Gomes, com nove gols. A atleta também integra a Seleção Brasileira de base — chegou a ser chamada por Pia Sundhage para testes com o elenco principal — e é um dos destaques do time grená.
— Durante a competição vejo dois nomes bastante regulares: a lateral-esquerda Barrinha e a atacante e artilheira Aline Gomes, mas o conjunto é o ponto forte. Na última rodada, contou ainda com o reforço da atacante Moniquinha (que entrou como lateral-direita contra o Avaí Kindermann e deu assistência para o primeiro gol da partida) - ela veio do América-MG, fez parte da conquista do acesso do time mineiro para a A-1 da próxima temporada. Então, é um elenco que, com as peças individuais, forma um conjunto forte — complementa a jornalista:
— A equipe vem se reinventando, ainda mais por estar em duas competições simultaneamente - Brasileirão e Paulista. Nesta reta final, jogadoras do sub-20 foram relacionadas, a meia Ana Luiza Hansen (marcou três gols no Paulista) e a zagueira Grazy já foram utilizadas por Jéssica de Lima. Na última rodada, também as meias Fernanda e Natália Vendito ficaram à disposição.
Aline Gomes, no entanto, ficou fora do último jogo por conta de uma entorse no tornozelo. A expectativa, porém, é que ela retorne diante do Inter. Assim como a também atacante Laryh. Com isso, a Ferroviária só terá uma baixa para o duelo de ida.
— O único desfalque deve ser a Karina, que vinha sendo uma opção no meio, ela tomou o terceiro cartão amarelo contra o Avaí Kindermann. As atacantes Aline Gomes (fora desde a 14ª rodada, contra o Cruzeiro) e Laryh (desfalque contra o time de Caçador) devem voltar a ficar a disposição, as duas tiveram um entorse no tornozelo, mas coisa "simples", acabaram sendo poupadas para as quartas de final.
Por ter melhor campanha que as Gurias Coloradas, as Guerreiras Grenás decidirão as quartas de final atuando em casa. Os confrontos ainda não tiveram as datas divulgadas, no entanto, a expectativa é que os duelos ocorram nos dois próximos finais de semana.
— A Ferroviária hoje tem a Alma Guerreira, uma torcida exclusiva do futebol feminino do clube. Ainda estão em formação, mas fazem toda a diferença e uma atmosfera incrível para os jogos. Em Araraquara, cidade sede do clube, também tem muita tradição, então, pode-se esperar um bom público para o jogo da volta. Inclusive, um dos objetivos da equipe era justamente alcançar o topo da tabela para poder trazer a decisão para "casa" — enfatiza.
O vencedor deste duelo enfrentará Palmeiras ou São Paulo nas semifinais.