A oitava rodada do Brasileirão Feminino reeditará a última final da competição nacional. A partir das 17h30min da próxima segunda-feira (24), as Gurias Coloradas receberão o Corinthians no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, tentando buscar, enfim, uma vitória sobre as Brabas.
Em 2022, as equipes se enfrentaram duas vezes em busca do título. A primeira, em Porto Alegre, terminou empatada em 1 a 1. Millene Fernandes, que agora defende o time paulista, abriu o placar. Enquanto Jheniffer, ex-Inter, igualou para as Brabas.
Depois, os times voltaram a duelar na Neo Química Arena, em São Paulo. Mais uma vez, o Inter saiu na frente. Agora, com Sorriso, que transferiu-se para o Palmeiras. Mas viu o Corinthians virar com Jaqueline, Diany, Vic Albuquerque e Jheniffer.
Daquele 24 de setembro até agora, muitas modificações foram registradas no Inter. Especialmente, no elenco. GZH destaca o que mudou no time colorado desde a última temporada.
As 12 saídas
Ao término da última temporada, com o vice-campeonato brasileiro, o segundo melhor elenco do país perdeu 12 atletas. Entre elas, a baixa mais sentida foi de Duda Sampaio, líder de assistências e eleita melhor jogadora do último Brasileirão pela CBF. A meia transferiu-se, justamente, para o Corinthians. Além dela, a lateral Isabela, bicampeã pela base colorada, a volante Ju Ferreira e a atacante Millene Fernandes também foram para o time paulista. A centroavante Kamile Loirão, por sua vez, foi para o time sub-20 das Brabas.
GZH relembra as saídas do Inter:
- Mari Zanella (goleira): Botafogo
- Isabela (lateral): Corinthians
- Fabi Simões (atacante): Santos
- Sorriso (zagueira): Palmeiras
- Thamirys (zagueira): sem clube
- Duda Sampaio (meia): Corinthians
- Ju Ferreira (volante): Corinthians
- Maiara (meia): Cruzeiro
- Bia Gomes (atacante): Changchun Yatai-CHI
- Kamile Loirão (atacante): Corinthians
- Lelê (atacante): Ferroviária
- Millene Fernandes (atacante): Corinthians
As sete chegadas
Se 13 gurias foram em busca de novos desafios, sete desembarcaram em Porto Alegre e já estrearam pelo elenco principal. Entre elas, o principal destaque é a atacante Belén Aquino, de apenas 21 anos. A atleta chegou ao Inter como uma das grandes promessas do futebol uruguaio, e conseguiu confirmar rapidamente a expectativa. Em oito jogos, já são três gols e duas assistências com a camisa colorada.
GZH relembra as atletas que chegaram e já estrearam pelo time profissional:
- Roberta (lateral): Real Brasília
- Fany Gauto (meia): Ferroviária
- Pati Llanos (meia): Famalicão-POR
- Analuyza (meia): Santos
- Marzia (meia): Santos
- Fabiola Sandoval (atacante): Avaí Kindermann
- Belén Aquino (atacante): Peñarol-URU
As oito mudanças na escalação
Em comparação com o time que enfrentou o Corinthians na final realizada na Neo Química Arena, o 11 inicial sofreu oito alterações para esta temporada. Do gol ao ataque, todos os setores foram modificados.
Naquele 24 de setembro, iniciaram entre as titulares e seguem na escalação inicial de Maurício Salgado: Capelinha, Bruna Benites e Eskerdinha. Há, no entanto, duas particularidades. Durante toda a última temporada, a meio-campista Capelinha foi improvisada na lateral direita do Inter. Agora, ela está jogando na sua posição de origem. Na lateral esquerda, Eskerdinha iniciou entre as titulares por conta da expulsão de Isabela no confronto de ida. Nesta temporada, porém, ela tornou-se uma das 11 peças de Maurício Salgado.
- May; Capelinha (Tamara Bolt, 36'/2º), Bruna Benites, Sorriso (Isa Haas, 8'/2º) e Eskerdinha (Priscila, 25/2º); Ju Ferreira, Duda Sampaio e Maiara (Bia Gomes, 8'/2º); Fabi Simões, Millene Fernandes e Lelê.
- Gabi Barbieri; Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Pati Llanos (Zóio, 29'/2º), Fany Gauto (Carol Gil, INT (Roberta, 29'/2º)) e Fabiola Sandoval (Analuyza, INT); Belén Aquino (Mileninha, INT) e Priscila.