O objetivo é conhecido por todos: fazer um bom campeonato e buscar o acesso à Série A-2 do Brasileirão Feminino. Mas para chegar até ele, o Juventude terá de passar por todas as etapas. A primeira é neste domingo (23), às 15h, diante do Criciúma.
Na Montanha dos Vinhedos, as gurias buscarão um bom resultado para ter a vantagem no confronto decisivo, marcado para o domingo seguinte (30), na cada das adversárias. Em campo, contarão com um dos destaque na campanha que garantiu a vaga à Série A-3: a goleira Renata May. Em 13 partidas pelo Ju, apenas 16 gols sofridos. A menos vazadas entre todas que já defenderam o clube.
— Eu estou pronta (risos), trabalhando para repetir e fazer até melhor do que no ano passado. Estamos treinado forte, focadas, e se Deus quiser vamos conquistar o acesso, que é o que mais importa — enfatiza a goleira.
Para ajudar o Ju na busca pelos três pontos, ela terá de parar o forte ataque do Criciúma. No Catarinense, a equipe marcou 18 gols em seis jogos — média de três por partida. Além disso, nesta temporada, realizaram um amistoso contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (Siapergs) em que venceram por 5 a 2.
— Sabemos que vai ser difícil, que o jogo é jogado. Então, temos que compactar bem as nossas linhas e fazer o que o professor (Luciano) vem nos passando, repetir o que estamos treinando. Sabemos que elas são meninas rápidas, mais jovens, mas vamos tentar segurá-las — afirma.
Neste embate, o Juventude também contará com algumas estreias. No setor defensivo, a expectativa fica por conta da lateral-esquerda Isabela Costa, de 34 anos, que veio do Fortaleza. A zagueira e capitã Beta, também com 34, renovou e segue no clube. Com isso, o Alviverde terá uma defesa mais experiente em relação à 2023.
— Com certeza, elas vão agregar muito pela bagagem que têm. Querendo ou não, a experiência conta muito. Sabemos que quando é um jogo assim, se tu tem experiência, tu consegue ficar mais tranquila. Então, eu estou bem tranquila com a minha linha defensiva — justifica.
O último elemento para a busca da vitória não está em campo: vem da torcida. Nas arquibancadas da Montanha dos Vinhedos, a quase uma hora de Caxias do Sul, as gurias esperam contar com o apoio dos jaconeros para sair com a vantagem.
— O apoio do torcedor sempre é muito importante. Mesmo que seja lá em Bento, contamos com o apoio da torcida. Que eles estejam lá nos apoiando. Querendo ou não, é um jogador a mais que está do nosso lado e vai nos ajudar bastante neste jogo — afirma a goleira.
Após este jogo, o Ju volta a campo no próximo domingo (30), também às 15h. A partida que definirá o classificado ocorre no Heriberto Hulse, em Criciúma.