O Brasileirão Feminino A-3 se inicia no próximo sábado (22) e terá a participação do Juventude. As Gurias Jaconeras serão as únicas representantes do RS na competição nacional. Elas conquistaram a vaga ao serem campeãs do Interior na última edição do Gauchão.
A estreia do Alviverde será no próximo domingo (23), às 15h, contra o Criciúma. O jogo ocorre no Estádio Montanha das Vinhedos, em Bento Gonçalves. O clube ainda não divulgou como será a comercialização de ingressos, mas a expectativa é que se mantenham os 2 kgs de alimentos não-perecíveis.
Esta será a segunda edição da Série A-3 do Brasileirão Feminino. A primeira sagrou o Taubaté-SP como campeão. GZH detalha tudo o que você precisa saber para acompanhar o campeonato.
Fórmula de disputa
Assim como na última temporada, o Brasileirão A-3 terá disputas regionalizadas desde a fase inicial. Por isso, o Juventude estreará diante do Criciúma. Além disso, os confrontos seguem em mata-matas, com partidas de ida e volta até a decisão. Em caso de empate, a definição do classificado se dará pela disputa de pênaltis. Os quatro clubes que chegarem às semifinais estarão classificados para a Série A-2 em 2024.
Transmissão
Assim como as outras divisões do Brasileirão Feminino, a Série A-3 também não terá transmissão. Os torcedores poderão acompanhar os jogos pela televisão apenas se os clubes disponibilizarem, por meio de plataformas oficiais — como o Youtube, por exemplo.
Critérios para mando de campo
Na primeira fase, serão mandantes dos jogos de volta os clubes com melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) do futebol feminino. O Criciúma ocupa a 54ª posição, com 1.482 pontos. Enquanto o Juventude está na 83ª, com 570.
A partir da segunda fase, no entanto, a definição do mandante do segundo jogo será diferente. A CBF levará em consideração os seguintes critérios, na ordem:
- maior somatória de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases);
- maior número de vitórias em toda a competição (soma das fases);
- maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases);
- maior número de gols pró em toda a competição (soma das fases);
- menor número de cartões vermelhos recebidos em toda a competição (soma das fases);
- menor número de cartões amarelos recebidos em toda a competição (soma das fases);
- sorteio.
Inscrição de atletas
Os clubes podem inscrever um número ilimitado de jogadoras para a disputa do Brasileirão A-3. O prazo para isso se encerra em 2 de junho.
Chaveamento do Juventude
Se for avançando, o time feminino do Juventude terá os seguintes adversários pela frente:
- 1ª fase: Criciúma
- 2ª fase (oitavas de final): Operário-MS ou Toledo-PR
- 3ª fase (quartas de final - definição dos acessos): Pérolas Negras-RJ, Vasco, Pinda-SP ou São Bernardo-SP
- 4ª fase (semifinal): Polivalente-TO, Tiradentes-PI, Mixto-MT, Aliança-GO, Ceilândia-DF, Capital-DF, Vila Nova-ES e Uberlândia-MG
- 5ª fase (final): Assermurb-AC, São Raimundo-RR, Tarumã-AM, Recanto-AM, Remo-PA, Ypiranga-AP, Iape-MA, Cefama-MA, Guarani-CE, Náutico-PE, Acauã-AL, Estanciano-SE, Astro-BA, Doce Mel-BA, Mixto-PB ou VF4-PB
Jogos da primeira fase
- Tiradentes-PI x Polivalente-TO
- Aliança-GO x Mixto-MT
- Vila Nova-ES x Uberlândia-MG
- São Bernardo-SP x Pinda-SP
- Toledo-PR x Operário-MS
- Estanciano-SE x Acacuã-AL
- Doce Mel-BA x Astro-BA
- Recanto-AM x Tarumã-AM
- Capital-DF x Ceilândia-DF
- Vasco x Pérloas Negras-RJ
- Criciúma x Juventude
- Ypiranga-AP x Remo-PA
- Cefama-MA x Iape-MA
- Náutico-PE x Guarani-CE
- VF4-PB x Mixto-PB
- São Raimundo-RR x Assermburb-AC